Panorama
 
 
 
 

TÉCNICOS DA CETESB PRESTAM ATENDIMENTO NO GALPÃO ONDE OCORREU EXPLOSÃO EM OSASCO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Agosto de 2005

19/08/2005 - Os técnicos do Setor de Operações de Emergência e da Agência Ambiental de Osasco, da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, continum nesta sexta-feira (19/8) a acompanhar as ações emergenciais efetivadas no depósito clandestino localizado na Av. Três Andradas, 460, no Jardim Piratininga, em Osasco, onde anteontem (17/8) ocorreu a explosão de tanques de combustíveis, seguida de incêndio.

Agora, no início da tarde, prosseguia a operação de transbordo dos produtos e resíduos remanescentes no interior dos tanques das carretas sinistradas, para outras carretas, transportando-os para um local adequado. Novas medições de inflamabilidade foram realizadas no entorno do galpão, não sendo constatadas concentrações de gases e vapores inflamáveis.

Os técnicos da CETESB estão atendendo a ocorrência desde o início da tarde do dia 17, em que permaneceram no local, até por volta das 23h30. Nesse dia, logo após serem acionados e se dirigirem imediatamente ao galpão, encontraram a situação ainda fora de controle, com os bombeiros dando combate ao fogo e as águas contaminadas utilizadas nessa operação atingindo as galerias de águas pluviais.

Por volta das 17h05, com o fogo debelado, verificou-se que as águas utilizadas na operação haviam percorrido as galerias de águas pluviais, por cerca de dois quarteirões, até atingir o Rio Tietê. As galerias apresentavam, então, altos índices de inflamabilidade, por isso os bombeiros aplicaram água também no seu interior, visando diminuir a concentração de vapores inflamáveis, ao mesmo tempo procedendo a uma operação de exaustão de vapores.

Nesse trabalho, a CETESB utilizou material absorvente próprio, que serviu para auxiliar na contenção dos produtos vazados. Além disso, a CETESB instalou três lances de barreiras absorventes no trecho a céu aberto entre a saída da tubulação e o próprio Rio Tietê.

No que se refere à avaliação dos riscos no interior do galpão sinistrado, os técnicos do Setor de Operações de Emergência da CETESB, após a completa extinção do incêndio e rescaldo, constataram que havia altas concentrações de vapores inflamáveis no interior dos tanques das carretas que se encontravam no local. Em face disso, foi solicitado aos bombeiros que preenchessem totalmente as carretas com água e espuma, a fim de evitar a volatilização. A CETESB ainda instalou barramentos na sarjeta, junto à via pública, onde produtos extravazados se encontravam, também utilizando, nessa operação, material absorvente, como turfas, mantas e barreiras absorventes próprios.

A atividade de lavagem das galerias foi acompanhada e orientada pelos técnicos da CETESB até por volta das 23h30, sendo que as concentrações de vapores inflamáveis tinham sido reduzidas para patamares inferiores a 20% do limite de inflamabilidade. Apesar disso, foi combinado com a Prefeitura de Osasco que as lavagens deveriam continuar, a cada hora, durante a madrugada.

Ontem (18/8) de manhã, os técnicos da CETESB retornaram ao galpão, para a continuidade dos trabalhos. Verificou-se que o local fora preservado durante a noite por uma guarnição do Corpo de Bombeiros e policiais militares.

Foram, então, realizados monitoramentos períódicos das galerias de águas pluviais e esgoto, sendo constatadas altas concentrações de vapores inflamáveis em todo o trecho compreendido entre o local do sinistro, na Três Andradas, e percorrendo a Rua Francisco Diogo Vasconcelos, até a saída da tubulação nas margens do Rio Tietê. Como ainda havia concentrações elevadas, foram efetivadas diversas lavagens durante o dia, bem como a desobstrução das galerias, cujo resultado foi a redução do índice de inflamabilidade para 10% do limite.

Durante todo o dia, foram dirigidos esforços para a obtenção dos recursos necessários à remoção dos resíduos remanescentes nas carretas. A Prefeitura de Osasco informou que estava em contato com a Transpetro, empresa da Petrobras, visando a obtenção de colaboração dessa empresa nas operações emergenciais, no que foi atendida, com o envio de um caminhão-vácuo na manhã de hoje.

Fonte: CETESB – agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.