Panorama
 
 
 
 

AGÊNCIA AMBIENTAL PAULISTA É CANDIDATA A CENTRO DE REFERÊNCIA PARA POPS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2005

A ONU - Organização das Nações Unidas, por intermédio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, vai realizar em Montevidéu, no Uruguai, de 5 a 9 de setembro, mais um encontro para avaliar a capacidade existente nos laboratórios dos países em desenvolvimento e as necessidades para atender as demandas de análise de Poluentes Orgânicos Persistentes - POPs. O Ministério do Meio Ambiente, além de solicitar que a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental o represente nesse encontro, também a indicou como a instituição brasileira candidata a Centro de Referência para os POPs na América do Sul e Caribe.

José Jorge
A gerente da Divisão de Análises Físico-Químicas, Cacilda Jiunko Aiba, que irá representar a CETESB no evento, explicou que, de todos os parâmetros listados na Convenção de Estocolmo para terem seu uso banido por todos os países signatários - hexaclorobenzeno, chlordane, heptacloro, DDT, Mirex, toxapheno, dieldrin, aldrin, endrin, PCB, dioxinas e furanos -, a agência ambiental não tem, no momento, condições de realizar análises apenas das duas últimas substâncias. Já possui, no entanto, o equipamento necessário, recebido por meio de um projeto de cooperação internacional com a Japan International Cooperation Agency - JICA, órgão do governo japonês. O prédio, cujo projeto descritivo também está pronto, deverá ser construído no próximo ano, constituindo-se no primeiro laboratório governamental brasileiro para dioxinas e furanos.
Para a realização dessa obra, a CETESB contará com parte dos custos financiados pelo Ministério do Meio Ambiente. Com relação aos POPs, os laboratórios da CETESB estão capacitados para realizar análises de água, efluentes industriais, sedimentos, solo, peixe e organismos bivalves (ostras e mexilhões), entre outros. Mas, segundo Cacilda, o projeto que vem sendo desenvolvido pelo PNUMA para o Programa de Monitoramento Global de POPs, incluindo a região da América do Sul e Caribe, prevê também a análise em matrizes como ar, ovos de pássaros e leite materno.

Fonte: CETESB – agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)
Foto: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.