Panorama
 
 
 
 

CONGRESSO BRASILEIRO DEBATE BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE EM FOZ DO IGUAÇU

Panorama Ambiental
Cuiabá (PR) – Brasil
Agosto de 2005

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, abre nesta quarta-feira (31) o VI Congresso Brasileiro de Bioética, que será realizado em Foz do Iguaçu. O encontro irá reunir palestrantes brasileiros e internacionais para discutir bioética e temas ligados ao meio ambiente, como transgênicos, biopirataria, e desenvolvimento sustentável.

Em sua palestra de abertura, o secretário irá falar sobre “Bioética, Meio Ambiente e Sustentabilidade”. Segundo Cheida, uma nova ética na relação homem-natureza nunca foi tão necessária. “A nenhuma outra espécie é dada a opção de destruir ou preservar. Apenas nós, humanos, por conta de nossos interesses, podemos explorar os recursos de uma floresta, colocando-a abaixo, ou obtê-los mantendo-a em pé”, disse o secretário.

“Nós humanos nos consideramos acima ou à parte da natureza. Aprendemos que ela existe para nos servir”, destacou Cheida. “Porém, ao nos considerar donos absolutos da natureza, confundimos o valor ético que tem a vida humana sobre as demais espécies”, completou.

O congresso prossegue até sábado (03) e durante o evento serão realizadas conferências, mesas-redondas e debates. Toda a programação discute a relação entre a bioética e diversos temas, como pesquisas científicas, aborto, biodiversidade e desenvolvimento sustentável, biossegurança e até mesmo envelhecimento humano.

De acordo com o presidente do congresso, José Eduardo de Siqueira, o tema do meio ambiente foi escolhido por sua preservação estar atrelada à sobrevivência da vida humana no Planeta. “Parece inquestionável que o destino do ser humano está indelevelmente ligado à integridade da biosfera, o que nos obriga a reconhecer a dignidade da própria natureza e preservá-la muito além de um senso puramente utilitarista”, disse o presidente.

Paralelamente ao VI Congresso Brasileiro de Bioética também serão realizados o I Congresso de Bioética do Mercosul e o Fórum da Redbioética/Unesco.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.