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EM BELO HORIZONTE, GREENPEACE FAZ CAMPANHA PARA CONSUMIDORES PRESSIONAREM A BUNGE

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Agosto de 2005

Organização estará em Belo Horizonte neste fim-de-semana distribuindo o Guia do Consumidor

Ativistas e voluntários do Greenpeace fazem campanha na capital mineira neste sábado, dia 3 de setembro, na Praça Juscelino Kubitschek, no Bairro Mangabeiras, das 9h às 14h, e no domingo, dia 4, na Praça Liberdade, das 8h às 14h, para alertar a população sobre o possível uso de transgênicos pela marca Bunge, líder no mercado de óleos e margarinas e uma grande fabricante de maionese. O objetivo da campanha “ENCHA O SAC DA BUNGE” é incentivar os consumidores a questionarem a empresa sobre o uso de transgênicos em seus produtos como os óleos Soya e Salada, a margarina Delícia e a gordura vegetal Primor.

Os ativistas, que estarão vestindo roupas e nariz de palhaços, vão distribuir produtos gigantes da marca Bunge e balões para as crianças. Um malabarista com perna de pau vai fornecer o Guia do Consumidor (lista de produtos com e sem transgênicos). Os voluntários também vão coletar assinaturas exigindo que a Bunge não use transgênicos na fabricação de seus produtos. A empresa adota duplo padrão no relacionamento com seus clientes. Apesar de ter uma linha certificada de produtos não-transgênicos, destinada a clientes com exigências específicas por soja e farelo de soja convencional, a Bunge não tem a mesma transparência com o consumidor final, que compra seus produtos no supermercado.

“Queremos dar voz a milhares de consumidores brasileiros que rejeitam os transgênicos em seus pratos”, explica Ventura Barbeiro, da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace. Segundo pesquisa Iser/2004, mais de 70% dos brasileiros não querem consumir alimentos transgênicos. “Estamos convidando a população a enviar mensagens à Bunge manifestando seu direito de saber e escolher o que estão comendo”.

Em 2004, o Greenpeace denunciou a fábrica de óleos da Bunge em Passo Fundo (RS). Na ocasião, a própria empresa, maior comercializadora (trader) de grãos no país, admitiu que não tem controle sobre a matéria-prima utilizada em seus produtos finais e não oferece nenhuma informação sobre a origem da matéria-prima utilizada na fabricação dos óleos, margarina e maionese da empresa.

“A Bunge desrespeita os consumidores ao tentar empurrar os transgênicos goela abaixo da população. Ela deveria ser transparente, informando a qualidade da matéria-prima utilizada na fabricação de seus produtos. Só assim os consumidores poderão escolher alimentos que não destroem o meio ambiente”, afirma Barbeiro.

Durante a produção de óleos vegetais e derivados, o DNA é destruído de tal forma que um teste de transgenia é incapaz de detectar a presença de transgênicos. Por isso, o fato de produtos como margarinas, óleos, maionese e gorduras vegetais não apontarem a presença de transgênicos não significa que matéria-prima transgênica não foi utilizada em sua fabricação. Pelo Decreto de Rotulagem (4.680/03), a empresa é obrigada a informar ao consumidor sobre o uso de transgênicos em qualquer parte da cadeia produtiva.

“Poucas pessoas sabem que esses produtos não podem ser testados em laboratórios. E a Bunge se aproveita disso para tentar enganar os consumidores”, alerta Barbeiro . “Por isso, o papel do consumidor é fundamental na hora de escolher o que comprar. Todo mundo pode participar, exigindo que a Bunge garanta uma produção livre de transgênicos”.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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