Panorama
 
 
 
 

EMBRAPA LANÇA TECNOLOGIA PARA COMBATER PRAGAS E DOENÇAS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2005

A nova tecnologia também pode ser utilizada para identificação de desmatamentos e queimadas

As florestas brasileiras poderão, em breve, contar com mais um aliado no combate a pragas e doenças. Trata-se do monitoramento aeroexpedito para a identificação e mapeamento de doenças e pragas florestais, tecnologia que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lançará, oficialmente, durante a Expointer 2005, em Esteio - RS, no período de 27 de agosto a 4 de setembro.

Embrapa
Segundo a pesquisadora Yeda Malheiros, da Embrapa Florestas (Colombo – PR), o monitoramento aeroexpedito é muito utilizado em países como os Estados Unidos e Canadá. Consiste no mapeamento de áreas florestais, por meio de vôos sobre paisagens, definidos a partir de imagens de satélites ou de mapas topográficos para identificar possíveis focos de pragas e doenças. “Essa nova técnica, inédita no Brasil, também pode ser utilizada para outros fins, como identificação de desmatamentos e queimadas, acompanhamento do crescimento de uma floresta nativa, identificação de animais e seus hábitos, entre outros”, explica Yeda. O monitoramento aeroexpedito, desenvolvido a partir de pesquisas realizadas por Yeda e Maria Augusta Rosot, com o apoio do técnico Joel Penteado, foi validado com sucesso no apoio ao combate da vespa-da-madeira e do pulgão, principais pragas do Pinus. Tem como vantagem a identificação precisa de áreas com problemas, resultado não alcançado com os mapas via satélite.

Outros lançamentos para o setor florestal

SisAraucária - Software que traz avançados métodos de modelagem matemática e simulação de manejo. Ele vem acompanhado de um guia multimídia para estimular o plantio da araucária na região. Segundo o pesquisador da Embrapa Florestas, Edilson Batista, o SisAraucária apresenta tecnologias e informações para contribuir com iniciativas que possam garantir a sobrevivência da floresta de araucária, ecossistema único no mundo e que foi grandemente substituído por áreas agrícolas, tendo mais de 90% de sua área original destruída.

Com este novo software, a Embrapa busca reverter esse quadro, levando aos produtores rurais alternativas para agregar valor à madeira e produtos da araucária no seu próprio habitat natural e, ao mesmo tempo, preservar a espécie.

A madeira do pinheiro-do-paraná apresenta um grande potencial econômico, pois apresenta uma ampla variedade de aplicações, como móveis, forros, assoalhos, confecção de caixas e palitos de fósforos. A resina, após ser destilada, pode fornecer alcatrão, óleos diversos, terebentina e breu para variadas aplicações industriais e produção de papel.
SisAcácia – Software desenvolvido a partir de estudos realizados pelo pesquisador Edilson Batista da Embrapa Florestas. É uma tecnologia que combina modelagem matemática com técnicas de simulação do crescimento e da população florestal, um instrumento prático para a obtenção de informações e para melhor orientar o produtor a manejar a sua floresta.

O software vem acompanhado de um guia técnico em multimídia com informações sobre o sistema de produção da acácia-negra, destacando a importância socioeconômica e ambiental, espécies para plantio, ecologia das espécies mais importantes, implantação, manutenção, manejo, colheita e pós-colheita, sistemas agroflorestais, coeficientes técnicos e custos, mercado, além de informações sobre a comercialização e a legislação.

A acácia-negra (Acacia mearnsii de Wild) é plantada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde o programa anual de plantio oscila entre 15 e 20 mil hectares. Esta cultura proporciona a geração 10.400 empregos diretos, garantindo o sustento de mais de 20 mil famílias.

A principal função da acácia negra é a produção de tanino extraído da casca, mas a produção da madeira tem várias finalidades, das quais destaca-se a exportação de cavacos para celulose.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Embrapa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.