Panorama
 
 
 
 

ESCOLAS VÃO AJUDAR NO COMBATE AO
CARACOL-GIGANTE-AFRICANO

Panorama Ambiental
João Pessoa (PB) – Brasil
Agosto de 2005

(31/08/05) - As escolas do bairro de Mangabeira em João Pessoa (PB) irão dar exemplo às demais escolas da capital, ao se tornarem pólos disseminadores das ações de controle e erradicação do caracol-gigante-africano. Este trabalho terá início no próximo dia 13 de setembro, a partir das 8:00 h. na Escola Estadual José Batista de Melo, situada à rua Manoel Ângelo de Oliveira, no Conjunto Mangabeira 7.
Ibama
A técnica Vitória Régia Alves de Souza, da área de Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Estado, informou que esta iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Educação e Saúde da SES-PB e de todos os órgãos que no âmbito federal, estadual e municipal, estão compondo a força-tarefa que vem desenvolvendo ações para o controle ambiental deste molusco invasor. Os órgãos que atuam na área de meio ambiente, limpeza urbana, vigilância sanitária, saúde e educação, reconhecem que não dispõem de meios e pessoal suficiente para a erradicação deste animal, principalmente por causa de sua surpreendente capacidade de reprodução e adaptação às condições ambientais favoráveis, pois a cidade possui muitas áreas invadidas pelo mato e terrenos baldios onde a população deposita lixo e outros materiais, favorecendo à proliferação do caracol-africano.
A Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, já começaram a notificar os proprietários de terrenos baldios para que providenciem a limpeza destas áreas, sob pena de autuação e multa.
Ainda de acordo com Vitória Régia o objetivo da Secretaria de Educação do Estado é envolver toda a comunidade escolar, mobilizando as escolas estaduais da capital, para ajudar no combate ao caracol africano, partindo deste trabalho que será iniciado dia 13 de setembro, em uma escola de Mangabeira 7, bastante infestada pelos caracóis. A meta final é definir em cada bairro uma escola-pólo que ficará responsável pela disseminação das ações de erradicação.
Depois de um treinamento básico promovido pelos órgãos que compõem a força-tarefa de combate ao caracol-africano, a escola-pólo ficará responsável pela disseminação de ações em sua área de influência. Deverá convocar outras escolas estaduais, escolas municipais e particulares para participarem de palestras, planejarem mutirões e disseminar informações na comunidade, com o objetivo de formar multiplicadores para ajudar no controle ambiental do caracol-gigante-africano. A próxima reunião dos técnicos que estão trabalhando no combate ao caracol para fazer o planejamento da ação que acontecerá no dia 13, ficou marcada para o dia 06 de setembro, no Ibama .

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Gutemberg de Pádua
Foto: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.