Panorama
 
 
 
 

FOSSA BIODIGESTORA É MONTADA NA EXPOINTER

Panorama Ambiental
São Carlos (SP) – Brasil
Agosto de 2005

Os visitantes da Expointer deste ano terão a oportunidade de conhecer o sistema Fossa Séptica Biodigestora em tamanho original, durante o período da feira, que vai até o dia 4 de setembro. A Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos – SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, montou um sistema no Parque de Exposições, em frente à pista maior de julgamento, na Expointer. Depois, o sistema será instalado definitivamente no campo experimental da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas - RS.

A Fossa Séptica Biodigestora é uma fórmula simples e barata de tratar o esgoto na zona rural e consiste em desviar a tubulação dos vasos sanitários para caixas de amianto, nos quais os coliformes fecais são transformados em adubo orgânico, pelo processo de biodigestão. Com isso, além do lençol freático não ser contaminado pela chamada fossa negra, comum na zona rural, ainda é possível se ter adubo orgânico de qualidade para ser usado nas plantações, preparo de viveiros, entre outros.

O sistema é de cunho social por isso não é comercializado. A Embrapa Instrumentação Agropecuária ensina o processo de montagem e instalação. Para cada família de cinco pessoas são necessárias três caixas de fibrocimento de mil litros cada, conexões, tubos pvc, válvulas, registros, adesivo para pvc, borracha para vedação, que devem ser adquiridos pelos interessados.

Em 2001, o sistema experimental da Fossa Séptica Biodigestora foi instalado em uma fazenda em Jaboticabal, interior de São Paulo, sendo que o adubo orgânico foi usado com sucesso em pés de graviola e macadâmia, gerando economia de adubo químico de quase três mil reais por ano para o produtor rural e médico.

O adubo orgânico líquido, gerado ao término do processo de biodigestão do esgoto doméstico, é rico em macro e micronutrientes e pode ser utilizado para complementar a adubação de NPK na ordem de, aproximadamente, 4.200 kg por ano.

Hoje, já existem mais de 100 fossas instaladas dentro e fora do Estado de São Paulo, dezenas de dias de campo realizados em Minas Gerais, em várias cidades do interior de São Paulo e um prêmio conquistado: o da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2003. A Fossa concorreu com 634 trabalhos de instituições públicas e privadas de todo o País. Cada um dos projetos foi avaliado dentro dos critérios de sustentabilidade, baixo custo, fácil aplicação e reaplicabilidade – possibilidade de disseminar a solução entre outras comunidades que convivam com problemas similares.

Só no assentamento Rio das Pedras, em Uberlândia - MG, o Incra instalou 87 Fossas e outras quatro unidades piloto em assentamentos de Brasília, apoiadas pela Fundação Banco do Brasil. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, também instalou o sistema na sua fazenda perto de Ribeirão Preto - SP.

Em Araras e São Carlos, interior paulista, o Banco do Povo está financiando a adoção do sistema para população de baixa renda. A Fossa Séptica Biodigestora também é o tema do primeiro número da Revista Papo-Cabeça, produzida pela Embrapa Instrumentação no formato de história em quadrinhos.

Saneamento básico - De acordo com dados da FAO/ONU, a agricultura de base familiar reúne cerca de 14 milhões de pessoas, mais de 60% do total de agricultores, e detém 75% dos estabelecimentos agrícolas no Brasil. Nessas propriedades o uso de “fossas negras” é muito comum, porém contaminam águas subterrâneas e, obviamente, os poços de água, sendo que a probabilidade de contaminação da população rural e, sobretudo, de contração de doenças, entre elas, salmonelose, hepatite, diarréia e cólera, é considerável. Segundo dados do IBGE de 2001, apenas cerca de 12% do esgoto rural recebe algum tipo de tratamento, mas em algumas regiões, como Norte e Nordeste, esta porcentagem se reduz ainda mais, atingindo pouco mais de 5%.

Dados do Ministério da Saúde revelam que a falta de água tratada e de esgoto sanitário compromete fortemente a saúde da população. Cerca de 75% das internações hospitalares estão relacionadas à falta de saneamento básico.

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de impresa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.