Panorama
 
 
 

GOVERNO NÃO CUMPRIU SUAS PRÓPRIAS METAS DE COMBATE AO DESMATAMENTO

Panorama Ambiental
Cuiabá (MT) – Brasil
Agosto de 2005

Apesar dos indicadores positivos que apontam queda no desmatamento na Amazônia, estudo divulgado pelo Greenpeace na Reunião Extraordinária do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), em Cuiabá (MT), revela que o Governo Federal deixou de cumprir a maior parte das metas que havia fixado para 2004 em seu Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia. A redução no desmatamento foi divulgada esta semana pela Casa Civil e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O estudo reconhece avanços feitos pelo governo na luta contra o desmatamento, mas ressalta que a queda apontada ocorreu numa conjuntura favorável, criada pela redução dos preços das commodities agrícolas, pela sobrevalorização do Real e pelo grande impacto da Operação Curupira, que resultou na prisão de quase uma centena de pessoas e paralisou as frentes de desmatamento no Mato Grosso e Pará.

“A grande redução do desmatamento em junho decorre também da forte presença do governo na Amazônia após o assassinato da Irmã Dorothy Stang em fevereiro e da criação de áreas protegidas, numa prova de que governança funciona”, disse o engenheiro florestal Marcelo Marquesini, um dos autores do relatório do Greenpeace. “Se o governo tivesse feito tudo o que prometeu, a luta contra a destruição da Amazônia e pela promoção de atividades florestais realmente sustentáveis poderia estar bem mais avançada”.

Em nota divulgada hoje na reunião do Conama, as entidades que compõem o Grupo de Trabalho de Florestas do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS) – entre elas o Greenpeace –, observam que “passada a ressaca da Operação Curupira, os dados de desmatamento de julho e agosto apontam para a retomada de patamares de desmatamento do mesmo período do ano passado”. As ONGs pedem a revisão do Plano de Ação do governo, “que deveria por exemplo, fortalecer as ações de combate à corrupção.”

O levantamento realizado pelo Greenpeace entre fevereiro e maio de 2005 verificou o andamento da realização das 24 ações previstas no Plano, lançado pela Presidência da República em março de 2004, envolvendo 13 ministérios e sob coordenação da Casa Civil. O relatório, que cobre o período março de 2004 a maio de 2005, aponta diversos problemas na execução do plano – entre elas, a não liberação de recursos financeiros em tempo hábil. Mais de 90% das metas do Plano de Ação deveriam ter sido cumpridas até o final de 2004, mas não foram atingidas até maio de 2005, quando o estudo foi concluído.

Para o relatório, o Greenpeace realizou pesquisas de campo, sobrevôos por áreas desmatadas, entrevistas com fontes do governo, com pessoal de escritórios do Ibama e de bases operativas do Plano.

"Embora seja estimulante ver que a luta do Ministério do Meio Ambiente contra o desmatamento passou a ser compartilhada por alguns outros ministérios, nosso estudo demonstra que a proteção da Amazônia ainda não é uma prioridade do governo como um todo, que muitas vezes age na contra-mão de seu próprio plano", disse Marquesini.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.