Panorama
 
 
 
 

GOVERNOS APRESENTAM AÇÕES CONTRA DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2005

Pelo menos seis estados apresentarão ações que vêm desenvolvendo contra o desmatamento na Amazônia nesta sexta-feira (2), durante a 45ª Reunião Extraordinária do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), em Cuiabá (MT). Está confirmada a participação de Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Roraima e Mato Grosso, responsável por quase metade do desflorestamento no bioma no período 2003-2004. Também devem confirmar presença os estados do Pará e Amapá. "Será uma espécie de prestação de contas sobre o que os estados e o governo federal estão fazendo pela preservação da Amazônia", diz o diretor do Conama, Nilo Diniz.

MMA
Durante a plenária, o Ministério do Meio Ambiente apresentará o Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia do governo federal. Na última sexta-feira (26), as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Dilma Roussef, da Casa Civil, apresentaram números do Deter (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real) que apontam para uma redução significativa da área desmatada na Amazônia em 2004-2005. As taxas, no entanto, serão confirmadas até o fim do ano. A queda no desmatamento se deve em grande parte à maior fiscalização, ao combate à corrupção, à criação de parques e reservas em regiões de conflito pela posse da terra e à regularização fundiária.
De acordo com Nilo Diniz, realizar reuniões do Conselho fora de Brasília é uma forma de se aproximar e prestar informações à sociedade sobre o que governos e outros setores estão efetivamente fazendo e pensando para a área ambiental. O Conselho já realizou encontros no Rio de Janeiro, para debater o derrame de óleos na Baía da Guanabara; em Joinville (SC), sobre a preservação da Mata Atlântica; e em Campos do Jordão (SP), chamando a atenção para a necessidade urgente de proteção para as últimas florestas com araucárias.
Participarão do encontro a ministra Marina Silva, o governador Blairo Maggi, o secretário-executivo Claudio Langone, o secretário de Biodiversidade e Florestas João Capobianco e o secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA Gilney Viana, além do presidente Marcus Barros e do diretor de Proteção Ambiental do Ibama Flávio Montiel.
A reunião do Conama acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal (Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n; Bairro Ribeirão do Lipa), a partir das 9h.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)
Foto: PPG7 - MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.