Panorama
 
 
 
 

LULA E MARINA SILVA ABREM ENCONTRO SOBRE LIXO E CIDADANIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participam nesta segunda-feira (5) da abertura do 4º Festival Lixo e Cidadania, em Belo Horizonte (MG). Promovido pela Assossiação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Asmare), o encontro tratará sobre a destinação sustentável dos resíduos sólidos urbanos e sobre a importância dos catadores de lixo para a limpeza urbana.

Na ocasição será inaugurada a unidade industrial destinada à produção de plástico reciclado. A indústria reaproveitará mais de 3,6 mil toneladas de plásticos por ano que iriam para aterros sanitários. A iniciativa é pioneira na medida em que elimina a figura do atravessador, aumenta a renda dos catadores e garante qualidade de vida para a população.

Na terça-feira (6), o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, Victor Zveidbel, apresentará a Política Nacional de Resíduos Sólidos. As ações de não-geração, reutilização e reciclagem dos resíduos voltadas para a sustentabilidade social e ambiental serão também discutidas para a implementação do Programa Resíduos Sólidos Urbanos. Coordenado pelo MMA, o programa tem a participação de outros ministérios e prevê recursos para eliminação dos resíduos sólidos reconhecendo a importância dos catadores.

Em resposta aos anseios dos catadores foi criado pelo presidente Lula em 2003 o Comitê Interministerial da Inclusão dos Catadores de Lixo. A próxima reunião do Comitê ocorrerá durante o 4º Festival Lixo e Cidadania, na quinta-feira (8). O Ministério do Meio do Ambiente será representado pela técnica do Projeto de Gestão Ambiental e Regional Sílvia Adolpho.
Paralelo à progamação temática também ocorrerá seminário regional para discutir a questão dos resíduos sólidos. Já foram realizados seminários em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Constam, ainda, da programação do evento, que termina no sábado, debates e conferências e atividades culturais de oficinas, exposições e feira de produtos recicláveis. Participam do evento outras organizações de catadores que formam a Rede de Economia Solidária da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Fonte: MMA - Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aida Feitosa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.