Panorama
 
 
 
 

PETROLEIRAS MODIFICAM ACORDOS

Panorama Ambiental
Fortaleza (CE) – Brasil
Agosto de 2005

Os acordos impostos e firmados na cidade de Quito, no último dia 25 de agosto de 2005, estão sendo modificados pelas empresas petroleiras ao apresentar um adendo firmado com o Governo Nacional, onde são feitas mudanças substanciais. A denúncia é do Comitê de Imprensa da Paralisação das províncias de Orellana e Sucumbíos, que durante mais de 10 dias pararam suas atividades em protesto contra as petroleiras e a falta de atenção do governo.

Eles afirmam que, em relação à entrega pelas petroleiras de 16 pontos percentuais (64%) dos 25% do Imposto de Renda, se substitui para o montante máximo correspondente a 16 pontos percentuais. "Aqui não se específica que é em função dos 25% do Imposto de Renda que estão sujeitos a doação, dando a entender que seria do total que pagam as empresas petroleiras ao Estado".
Também não se define com clareza o aporte percentual, pois a palavra máximo dá a entender que este valor pode estar entre zero e 16 pontos porcentuais. Além disso, mudam as condições da entrega dos 16 pontos percentuais ao especificar que os doadores destinarão 50% à zona rural e 50% à zona urbana e apenas nas áreas de influência onde operam as companhias.

"Se deduz que, com esta mudança, colocam um cinturão de força nas autoridades para o desenvolvimento do local, pois os investimentos realizados desde os governos locais estão em função dos planos estratégicos e sua implementação é tarefa exclusiva dos Conselhos Provinciais, Municípios e Juntas Paroquiais", afirmam os organizadores da Paralisação.

Ao pretender que estes recursos sejam investidos apenas nas áreas de influência das petroleiras, para eles, é uma posição excludente para algumas regiões, já que não pode ocorrer, pois a proposta é bi-provincial (Orellana y Sucumbíos). Além disso, se expressa que o aporte para os 260 quilômetros de asfalto se manterão apenas se o preço do petróleo supera os 35 dólares por barril de óleo cru. E não se define com clareza o tempo em que as petroleiras realizarão a pavimentação das vias.

Fonte: Adital - Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (http://www.adital.com.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.