Panorama
 
 
 
 

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA QUESTIONA DECRETO SOBRE IMPLANTAÇÃO DE HIDRELÉTRICA NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, contestou no Supremo Tribunal Federal (STF) decreto do Congresso Nacional que determina a implantação da hidrelétrica Belo Monte no Rio Xingu, no Pará. Na Ação Direta de Inconstitucionalidade, o procurador pede que o STF suspenda liminarmente a eficácia do decreto.

O decreto prevê que os índios da região sejam ouvidos sobre a construção da usina e determina a realização de estudos de impacto ambiental, de avaliação da bacia do rio Xingu e das comunidades indígenas na área.

De acordo com a decisão do procurador, as comunidades indígenas afetadas deveriam ter sido ouvidas na fase de elaboração do decreto. Como não houve essas audiências prévias, o procurador entendeu que o decreto que autoriza a hidrelétrica violava a Constituição.

No entendimento de Antonio Fernando Souza, a exploração das riquezas das terras indígenas tem de obedecer lei complementar. Entretanto, essa lei ainda não foi promulgada, o que "inviabiliza qualquer obra ou estudo que tenha por objeto a exploração dos recursos hídricos em áreas indígenas".

O procurador justifica a necessidade de concessão de liminar para suspender o início dos estudos de viabilidade técnica e econômica, de impacto ambiental e de natureza antropológica, que darão início à implantação definitiva do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte.

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Priscilla Mazenotti

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.