Panorama
 
 
 
 

REPRESENTANTES DA AMÉRICA LATINA E CARIBE DEBATEM DIREITOS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

O Presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, participou, no dia 22 de agosto de 2005, no Ministério do Planejamento em Brasília, da reunião do Grupo de Trabalho Interministerial para Povos Indígenas (GTI). O evento tinha como objetivos apresentar os trabalhos do GTI de política indigenista, ouvir sugestões das entidades representativas dos povos indígenas para melhorar a coordenação das ações governamentais e receber informações sobre os meios que subsidiam a construção de mecanismos de consulta e participação local.

Instituído em novembro de 2004, o GTI visa promover a articulação das políticas governamentais destinadas aos povos indígenas, a partir da escuta às entidades representativas dessas populações. O grupo é composto por representantes de vários ministérios, os quais possuem ações dirigidas às populações indígenas previstas no Programa de Identidade Étnica e Patrimônio Cultural dos Povos Indígenas e no Programa de Proteção de Terras Indígenas, Gestão Territorial e Etnodesenvolvimento.

Durante a reunião, o GTI apresentou os trabalhos que vem desenvolvendo e discutiu com os representantes indígenas pontos fundamentais de sua política e expôs uma proposta de coordenação.

A partir dessas apresentações, o GTI estudará uma forma de como melhorar as ações indigenistas no âmbito do Estado. Também foi definido que seria priorizada a discussão da criação do Conselho Nacional de Política Indigenista.

O grupo de representantes indígenas mostrou grande preocupação quanto à importância de ser iniciado o processo de formação do Conselho Nacional de Política Indigenista. Segundo o representante da Casa Civil Celso Côrrea, o GTI estava trabalhando com perspectiva de criação, por lei do conselho, a partir da conclusão da Conferência Nacional, a qual deveria definir e delinear as atribuições e composição do conselho. Para ele, a participação do Ministério da Justiça e da Funai são imprescindíveis para a aceitação de uma proposta de criação de um Conselho Nacional.

Fonte: FUNAI – Fundação nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.