Panorama
 
 
 
 

40 ALUNOS DA ESCOLA DE BOMBEIROS FAZEM VISITA TÉCNICA À CETESB

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

05/09/2005 - Com muito entusiasmo, os 40 alunos do Curso de Especialização de Praças - Bombeiros I/05, da Escola de Bombeiros de Franco da Rocha, participaram de uma visita técnica à CETESB na última sexta-feira (2/9), onde foram recebidos por técnicos do Setor de Operções de Emergência e assistiram a palestras técnicas e conheceram na prática os procedimentos adotados nos atendimentos a acidentes com produtos perigosos.

José Jorge
José Jorge
A primeira parte da aula, no Prédio 6, foi ministrada pelo químico Agnaldo R. de Vasconcellos, que fez um relato das atividades desenvolvidas pela CETESB na área de atendimento a emergências ambientais. O químico mostrou como a demanda levou à expansão das atividades do setor, que conta com equipes na Capital e pessoal treinado nas agências da empresa no Interior do Estado par atuar em situações de emergência com produtos perigosos.
Utilizando fotos de ocorrências atendidas pelo setor, entre as quais o vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP), no Município de Barueri, em outubro de 2001, e a explosão de navio com vazamento de 4 milhões de litros de nafta (solvente de petróleo) no Porto de Paranaguá, entre outras, Agnaldo falou de cada uma dessas experiências e os procedimentos adotados. “Foram experiências muito difíceis, mas de grande importância para todos do Setor, que agregaram novos conhecimentos, os quais seriam aplicados posteriormente em outros casos”, ressaltou.

Para o químico, receber os novos integrantes de Corpo de Bombeiros, além de propiciar a troca de experiências, reforça ainda mais a integração da corporação com a equipe de emergência da CETESB. “Quando estamos atuando em campo podemos sentir os resultados dessa aproximação, falamos a mesma linguagem, e isso contribui muito para atendimento mais eficiente em acidentes, principalmente nos casos mais relevantes”, afirma.

É com o mesmo espírito que o sargento Adalberto, responsável pelo grupo, reforça a importância dessa integração. “Os alunos são treinados e orientados, durante seis meses, para atender a várias solicitações, como acidentes, salvamentos e resgates, dos casos mais simples aos mais complicados”, disse. “Para ampliar os seus conhecimentos e habilitá-los a atuar cada vez melhor nas situações de emergência é que solicitamos à CETESB este treinamento, para que os alunos possam ter acesso aos procedimentos e equipamentos utilizados nos acidentes de emergências com produtos químicos perigosos”, explicou o sargento.

Durante a aula prática, o engenheiro mecânico Anderson Pioli mostrou os equipamentos utilizados em operações de atendimento a emerências, explicando a importância de cada um e a forma de operá-los. Os alunos comentavam sobre a modernidade dos recursos utilizados pela CETESB, especialmente as viaturas.

Para os sargentos Renner Viana e Michel, do Amazonas, o curso constituiu uma experiência nova oferecendo o conhecimento de novas metodologias de atuação para o Corpo de Bombeiros de seu Estado. Segundo Renner, a visita constituiu um grande estímulo profissional: “Estamos sempre nos orientando pelo site da CETESB e do Setor de Emergência para nos informarmos sobre o grau de periculosidade de um produto específico e a forma de manipulá-lo, assim como também estamos sempre acionando o 0800-113560 para solicitar qualquer informação mais detalhada”, salientou.

“Não há dúvida que a equipe de emergência da CETESB constitui uma referência em todo o Brasil”, afirmou outro participante do treinamento, o sargento Franklin, do Ceará, que complementou: “Vou repassar aos colegas bombeiros esta experiência”.

No encerramento das atividades, o sargento Adalberto agradeceu e parabenizou a equipe do Setor de Operações de Emergência, convidando os técnicos para a solenidade de formatura dos bombeiros, no próximo dia 30 de setembro.

Fonte: CETESB – agência ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rosely Ferreira)
Foto: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.