Panorama
 
 
 
 

ALEGRETE E RIO PARDO (RS) GANHAM VIVEIROS DE MUDAS PARA FLORESTAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

08/09/2005 – Na última sexta-feira e neste sábado (9 e 10/09), nas cidades gaúchas de Alegrete, às 9h, e de Rio Pardo, às 10h, forão inaugurados viveiros de mudas para abastecimento de lavouras de florestamento e reflorestamento na Mesorregião da Metade Sul do Rio Grande do Sul. Até o fim deste ano, sete dessas unidades de produção de espécies nativas e exóticas estarão funcionamento em sete municípios da parte sul gaúcha.

O Ministério da Integração Nacional, em conjunto com o Governo do Estado e o Fórum de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Mesorregião da Metade Sul, praticam ações de apoio à produção de mudas e de madeira no Rio Grande do sul. O incentivo a essas atividades como alternativa à tradicional fonte de renda nos municípios, a pecuária extensiva, busca a retomada do desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.

O Projeto de Implantação, Ampliação e Reforma de Viveiros Florestais e Fomento ao Florestamento e ao Reflorestamento na Metade Sul do Rio Grande do Sul é resultado de parceria entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Rio Grande do Sul, com a participação do fórum mesorregional. O convênio prevê o investimento R$ 1,1 milhão - 82% são recursos do Governo Federal - em viveiros e em ações de capacitação, mobilização, acompanhamento, gerenciamento e assistência técnica.

A Mesorregião da Metade Sul é formada por 99 municípios e abriga, em 52% do território gaúcho, 2,5 milhões de pessoas, ou 25% da população do Estado. Nesta parte do Rio Grande do Sul, o fomento ao forestamento e ao reflorestamento deverá contribuir para a diversificação produtiva, com a participação de pequenos e médios produtores rurais e, enfim, a retomada do processo de desenvolvimento mesorregional em bases sustentáveis.

A localização dos viveiros segue a definição, pelo governo do Estado, dos conselhos regionais de desenvolvimento econômico (Cored) do Rio Grande do Sul. Cada um dos municípios-sede está em um dos sete Cored que ficam na Metade Sul do Rio Grande do Sul. A meta do projeto é a produção, durante 2006, de 2,4 milhões de mudas. Essa perspectiva chamou a atenção de dois grupos econômicos privados da Região Sudeste, com experiência no ramo, que decidiram investir em reflorestamento nessa mesorregião.

O incentivo à produção de mudas, ao florestamento e ao reflorestamento na Metade Sul são ações do Programa de Sustentabilidade de Espaços Sub-regionais (Promeso). O objetivo do Promeso é aumentar a autonomia e a sustentabilidade das sub-regiões, por meio da organização social, do desenvolvimento do seu potencial e do fortalecimento da base produtiva, para redução das desigualdades regionais. A Metade Sul do Rio Grande do Sul é um dos doze espaços de atuação prioritária do Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.