Panorama
 
 
 
 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA ATENDE MATA ATLÂNTICA, CAATINGA E CERRADO, MAS NÃO A AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

09/09/2005 – O Programa Nacional de Florestas (PNF) tem uma ferramenta importante chamada Assistência Técnica Florestal. Iniciada na Mata Atlântica, hoje ela está disponível para a Caatinga e o Cerrado. Um dos motivos de o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Florestal ainda estar em andamento na Amazônia é a ausência da assistência técnica contratada. Ela ofereceria treinamento, sobretudo, àquele que faz o manejo em pequena escala, que é o caso das comunidades.

"Na Caatinga e na Mata Atlântica, dez mil produtores foram atendidos com a assistência no ano passado e a partir do ano que vem haverá a oportunidade de instituições da região amazônica acessarem os recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)", afirma o gerente de Projetos do PNF do Ministério do Meio Ambiente, Joberto Veloso de Freitas.

Na Caatinga, o Estudo Nacional do Semi-Árido, em processo de iniciação, pretende coletar as ações de pesquisa na região para repassar informações à população rural de como manejar a floresta, coletar a semente, produzir mudas e plantar árvores.

De acordo com a engenheira florestal da Unidade de Apoio do Programa Nacional de Florestas, Maria Auxiliadora Gariglio, o estudo também se focará em informações sobre o tempo de recuperação da Caatinga após o manejo. "Hoje, devido à taxa de ocupação humana no semi-árido, esse período não está sendo respeitado, provocando uma degradação do solo e da biodiversidade", informa ela.

De acordo com Gariglio, o semi-árido conta hoje com cerca de 700 organizações não-governamentais (ONGs) que, em sua maioria, são voltadas para a produção agropecuária. "Dessas, uma média de seis trabalham com a questão florestal. Espera-se que com a implementação das assistências técnicas florestais esse quadro mude, para que a população perceba a importância do recurso florestal da Caatinga na economia do semi-árido."

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) elaborou um edital em conjunto com o Fundo Nacional do Meio Ambiente para que instituições apresentem projetos ao Fundo de Oferta de Assistência Técnica aos Pequenos Produtores.

Na Amazônia existe hoje o Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor), que está sendo estruturado para exercer atividades de manejo florestal. O MMA está finalizando o modelo pedagógico para realização dos cursos. "Serão criados modelos padrão com instrutores qualificados pelo Cenaflor ou que são da própria região", contou Joberto Veloso de Freitas.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Danielle Coimbra

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.