Panorama
 
 
 
 

EUROPA SE MOBILIZA CONTRA SOJA TRANSGÊNICA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Setembro de 2005

05/09/2005 - O Consórcio Varejista Britânico (BRC), que reúne os comerciantes varejistas do Reino Unido, fez um apelo à indústria brasileira processadora de soja para que se oponha à expansão do cultivo das variedades transgênicas, alegando que “será extremamente difícil manter a confiança na cadeia alimentar caso os estoques de soja não-transgênica se esgotem”. O apelo da entidade de classe britânica recebeu o apoio das principais organizações não-governamentais do Reino Unido. Em nota, o BRC reafirmou de maneira contundente a posição da indústria britânica de continuar fornecendo produtos livres de transgênicos a seus consumidores. O documento citou uma pesquisa de opinião mostrando que 79% dos ingleses não comprariam produtos contendo ingredientes transgênicos.

A partir da próxima sexta-feira (09), especialistas em transgênicos e em direito do consumidor de diferentes países se reunirão em Bologna, na Itália, em um seminário intitulado “Coexistência, contaminação e áreas livres de transgênicos: colocando em risco a escolha do consumidor?”, organizado pela ONG Consumers International (CI) e pela administração da região da Emilia-Romagna. Já somam 1.806 os municípios italianos que se declararam livres de transgênicos. Também estão lutando contra os cultivos modificados 14 regiões (de 20) e 27 províncias da Itália.

Já a Federação dos Agricultores do País de Gales enviou uma carta ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva expressando sua preocupação com a liberação da soja transgênica no Brasil e lembrando da forte rejeição dos consumidores europeus aos alimentos transgênicos. Eles temem perder a confiança dos consumidores caso passem a usar ração animal feita com soja transgênica.

Mesmo a Argentina, que só perde em área cultivada com soja transgênica para os EUA, registra início de reação aos transgênicos. O exemplo de San Marcos Sierras, primeiro município a declarar-se livre de transgênicos, deve ser seguido por La Cumbre. O município é de pequenas propriedades agrícolas e a expectativa é a de que outras localidades da região também assumam essa política e estabeleçam medidas para se tornarem livres de transgênicos. A Argentina tem 3,2 milhões de hectares sob manejo orgânico.

Além de consumidores e agricultores, cientistas também vêm se mobilizando contra o avanço indiscriminado dos transgênicos. Destaca-se a carta dos cientistas do Painel de Ciência Independente (ISP, na sigla em inglês) ao embaixador do Brasil no Reino Unido e Irlanda do Norte, enfatizando a necessidade de o governo brasileiro tomar medidas para interromper o plantio de soja transgênica e de qualquer outro cultivo geneticamente modificado. Eles pediram que o embaixador escrevesse com urgência uma carta ao presidente Lula sugerindo que ele reverta a decisão que permitiu o cultivo de soja transgênica no Brasil.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.