Panorama
 
 
 
 

EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL ATINGE 3% DA MATA NATIVA DO BRASIL, INFORMA ÓRGÃO CERTIFICADOR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2005

09/09/2005 – Cerca de 3% da área nativa brasileira, 1,5 milhão de hectares, possui certificado de qualidade para exploração sustentável de florestas, conhecido como Selo Verde. O dado é do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC-Brasil), organização não-governamental (ONG) ligada ao Conselho Mundial de Florestas (FSC, na sigla em inglês).

O FSC é também uma ONG, com sede em Bonn, Alemanha, e congrega representantes de 74 países. O FSC é o órgão que autoriza empresas a acompanhar e certificar produtos do manejo nos países em que atuam. No Brasil, as primeiras certificações começaram a acontecer apenas em 2001.

Segundo Alexandre Dias de Souza, coordenador da FSC-Brasil, o Selo Verde garante que o processo de exploração florestal ou de confecção de produtos de madeira ocorra de forma "economicamente sustentável", de acordo com as leis trabalhistas e ambientais e as questões sociais do país. "O certificado permite inclusive rastrear a origem da madeira, e, em alguns casos, saber que árvore foi utilizada", diz.

O coordenador da FSC-Brasil explica que a certificação ocorre em dois níveis: um voltado ao manejo florestal, na exploração de madeira como matéria-prima, e outro destinado aos produtos finais, como móveis e outras mercadorias.

Segundo Souza, a certificação dos produtos transformados é um "desafio especial", no qual há uma preocupação em não permitir que haja a camuflagem, no processo, como lotes de madeiras não-certificadas entre aquelas certificadas.

De acordo com Souza, há no Brasil quatro instituições que fornecem o selo de qualidade. Três delas são empresas privadas: a holandesa Skal, a norte-americana FCF e a sul-africana SGS. A quarta instituição é uma ONG nacional, o Imaflora.

Ele lembra ainda que a exploração de manejo florestal ocorre após autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No setor de monocultura, como o de eucaliptos, 30% da área nacional possuem o Selo Verde. "Isso corresponde a 500 mil hectares."

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Marcelo Gutierrez

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.