Panorama
 
 
 
 

GRUPO ESTUDA RECUPERAÇÃO DO RIO TAQUARI, NO PANTANAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

06/09/2005 - A recuperação ambiental da Bacia do Rio Taquari deve ser vista como um todo, envolvendo as partes baixa e alta. Esse é o entendimento do grupo de trabalho criado pelo Ministério do Meio Ambiente para elaborar propostas que contemplem alternativas para solucionar os problemas causados pelo assoreamento (foto) do manancial.
Nos próximos dias, o grupo deverá reunir-se, em Mato Grosso do Sul, para iniciar os debates públicos para estruturação das propostas. Participarão das discussões, ongs ambientalistas, comunidade científica, proprietários rurais, prefeituras e governos dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, entre outros setores.
Em reunião no fim de agosto, em Brasília, sob coordenação do Programa Pantanal do Ministério, representantes de várias instituições de pesquisa e dos governos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul debateram sobre os problemas do rio e decidiram apoiar as ações de fiscalização da parte alta do Rio Taquari.
A recomendação do grupo é de que os proprietários utilizem uma porcentagem do valor das multas para elaboração de projetos de recuperação das áreas degradadas. Entre outras propostas apresentadas durante a reunião constam a criação de unidades de conservação na parte alta da bacia junto às nascentes do Rio Taquari (MT e MS) e apoio à gestão da bacia para conservação do solo.
O grupo de trabalho é formado pelo Programa Pantanal e Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Agência Nacional de Águas e representantes dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.
Com 787 quilômetros de extensão, o Rio Taquari é um dos principais afluentes do Pantanal. Ao longo de 30 anos, o rio vem sofrendo agressões que resultaram em desastre ecológico. A região era caracterizada por "pulsos de inundação", que alagavam a área entre os meses de outubro e maio, como todo o ecossistema pantaneiro que apresenta características de inundação pluvial. Ao longo desse período, os pulsos deixaram de existir, obrigando pantaneiros e inúmeros animais silvestres que habitavam a área a abandonar a região. Atualmente, uma área de 11 mil quilômetros quadrados encontra-se submersa.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.