Panorama
 
 
 
 

INDÍGENAS DE RORAIMA RECEBEM BOLSA DA FUNAI PARA FINANCIAR ESTUDOS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Setembro de 2005

08/09/2005 – Desde o mês passado, 70 universitários indígenas de Roraima estão recebendo da Fundação Nacional do Índio (Funai) uma ajuda mensal de aproximadamente R$ 250 para financiar transporte e material didático. É a primeira ação efetiva da Comissão para Questões de Acesso e Permanência de Indígenas no Ensino Superior (CQAPIES), criada pela Funai em agosto.

"O recurso para as bolsas está garantido até dezembro. Ele sai do orçamento da Funai e é depositado em uma conta individual, aberta em um banco oficial. Quem faz o controle do seu uso são as próprias organizações indígenas que participam da Comissão, porque os alunos geralmente fazem parte delas", explicou Gonçalo Teixeira, administrador regional da Funai. Ele contou ainda que os estudantes freqüentam variados cursos, como Administração, Farmácia, Direito e Economia.

Segundo ele, "Roraima tem, além desses 70 universitários indígenas, os 179 alunos do Núcleo Inskiran, que é apoiado pela Funai e pelo governo estadual". O Núcleo Inskiran, que pertence à Universidade Federal de Roraima (UFR), surgiu em 2002. O curso de Licenciatura Intercultural foi iniciado no ano seguinte, com o objetivo de formar professores indígenas para o Ensino Fundamental e Médio. Segundo dados da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir), há 640 professores indígenas trabalhando no estado.

O governo federal repassou à UFR R$ 150 mil para a construção da estrutura física do Núcleo Inskiran, que atualmente funciona em salas cedidas por outras faculdades. As obras devem ser concluídas em dezembro.

A Comissão para Questões de Acesso e Permanência de Indígenas no Ensino Superior reúne, além da Funai, representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria Estadual do Índio, da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, da Universidade Federal de Roraima (UFR) e de 14 organização indígenas.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.