Panorama
 
 
 
 

LEI PODE ESTIMULAR PESQUISA SOBRE AS TERRAS PÚBLICAS DA CAATINGA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

09/09/2005 – O projeto de Lei 4776, que trata da gestão de florestas públicas, também vai englobar a Caatinga. Mas esse não será um acontecimento imediato por que há falta de informações sobre as terras públicas da região, segundo aponta Maria Auxiliadora Gariglio, engenheira florestal da Unidade de Apoio do Programa Nacional de Florestas (PNF), no Nordeste, do Ministério do Meio Ambiente.

"A grande maioria das terras da Caatinga hoje são de domínio privado. Talvez existam áreas públicas no Piauí, Maranhão e oeste da Bahia, mas precisamos de um levantamento", explicou ela.

Por esse motivo, "talvez o projeto de Lei venha para ajudar nessa busca de informações, já que ele terá o papel fundamental de articular as ações para aumentar a assistência técnica [ferramenta de formação criada pelo Ministério do Meio Ambiente que destina, sobretudo, para quem faz manejo em pequena escala, como é caso das comunidades] e as ações de desenvolvimento".

Um estudo realizado pela Unidade de Apoio do PNF mostra que entre os anos de 1985 e 1996 a parcela de matas nativas na Caatinga era de 8%, enquanto a de florestas plantadas correspondia a 10%.

Nesse período, a agricultura retrocedeu, com o abandono das lavouras temporárias e permanentes e o incremento das áreas ocupadas pela vegetação nativa. Nos pólos industriais, com o crescente consumo de lenha e carvão, houve também uma redução das áreas de matas nativas.

Porém, hoje a região já conta com uma experiência prática para o manejo de lenha. De acordo com o estudo, o impacto dessa exploração sobre a conservação de solos e águas é positivo e seus custos são baixos. Maria Auxiliadora Gariglio contou que grande parte da extração de lenha na Caatinga ainda não ocorre nas áreas manejadas de forma sustentável.

Segundo ela, é preciso convencer os donos de indústrias a se integrarem com as comunidades rurais para promover esse tipo de manejo. "Já existem técnicas comprovadas de manejo da vegetação e que, se usadas corretamente, possibilitará que essa vegetação dure para sempre", contou ela."A área (de manejo sustentável) ainda é pequena, mas as pessoas estão começando a perceber que o futuro das empresas vai depender disso, porque a cada ano elas estão buscando lenha mais longe."

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Danielle Coimbra

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.