Panorama
 
 
 
 

MODELO FLORESTAL BRASILEIRO É ORIENTADO POR DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

09/09/2005 – O projeto de lei que pretende regular a gestão pública de florestas do país é orientado pelos princípios do manejo florestal, em vez do desmatamento; da comunidade, no lugar dos grileiros; e da concessão da Amazônia – "75% pública" –, sem permitir sua privatização. Iniciado num processo que vem desde novembro de 2003, o projeto está agora no Senado. Se aprovado, vai para sanção do presidente.

A tomada de consciência de 2003 se deu quando o governo descobriu que, para além das florestas nacionais, as demais terras tinham documento de posse frágil: irregular ou falso. Ou seja, o momento em que se começou destrinchar o problema fundiário – que não é comum apenas à floresta.

"Como o Ibama podia aprovar um plano de manejo nessas condições? A opção foi pensar: ou a gente privatiza ou a gente faz esse processo com a sociedade. Nós não queríamos privatização, porque o patrimônio público, quando vai para o privado, a decisão sobre o uso da terra já não é mais pública", conta Tasso Azevedo, diretor de Florestas do Ministério do Meio Ambiente. "Coletivamente, toma-se a decisão de manter a floresta a longo prazo, fazendo atividades como manejo."

Com a sociedade, um grupo de trabalho de 90 pessoas foi criado. Dentre elas, gente dos movimentos sociais, do setor privado, de instituições de pesquisas, de organizações não-governamentais (ONGs) e de governos locais, além dos ministérios. Foram feitas quatro reuniões nas quais se estruturou o primeiro texto do projeto, que teve mais de quatro versões.

De acordo com Azevedo, cerca de 1.200 representantes de diversas instituições consultaram o projeto pela internet. E antes da aprovação na Câmara, ele ainda foi analisado pela Comissão Coordenadora do Programa Nacional de Florestas (Conaflor), que tem entre seus integrantes todos os setores da sociedade.

Durante o processo de aprovação na Câmara, "140 modificações" foram feitas no projeto de lei.O texto que está no Senado contém mudanças importantes, como: a concessão para no máximo 40 anos – antes podiam ser até 60 anos – e sua restrição para empresas brasileiras. Foi acrescido, de acordo com Azevedo, um artigo inteiro sobre contrapartidas. As competências da União, estados e municípios foram "clareadas" e se somou ao PL uma "medida de transição que inclui a possibilidade de concessões no entorno da BR 163 e nas flonas com planos de manejo aprovado".

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Janaina Rocha

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.