Panorama
 
 
 
 

MONITORAMENTO REGISTRA AUMENTO DA BIODIVERSIDADE EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

09/09/2005 - Um estudo realizado pela Embrapa Monitoramento por Satélite, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), comprovou o aumento da biodiversidade faunística em propriedades rurais que trocaram o sistema convencional de produção pelo sistema orgânico. O projeto foi realizado em parceria com a ONG Ecoforça e biólogos e ecólogos da USP e da Universidade Mackenzie. As fazendas da Usina São Francisco, produtora de cana-de-açúcar orgânica do Noroeste do Estado, foram escolhidas como estudo de caso para o trabalho.

Há mais de vinte anos, a Unidade da Embrapa vêm desenvolvendo métodos para avaliação da biodiversidade em sistemas agrícolas, com aplicação em diversos tipos de propriedades rurais, desde pequenos agricultores extrativistas até empresas rurais modernas e intensificadas. As áreas da Usina São Francisco foram objeto de levantamentos intensivos de sua biodiversidade, entre 2002 e 2003, que identificaram 248 espécies - num plantio convencional de cana, não se contam mais do que 30. A dinâmica espacial e temporal do uso das terras na área estudada foi toda documentada com base em imagens de satélite, geoprocessamento e trabalhos de campo, permitindo quantificar e cartografar os ganhos de biodiversidade.

“A fauna foi inventariada, qualificada e monitorada em diferentes habitats, identificados a partir do mapeamento. Esses levantamentos zooecológicos levaram em conta todos os aspectos da vida dos animais silvestres, como seus deslocamentos, alimentação, abrigo e reprodução”, explica o coordenador do estudo, José Roberto Miranda. Os levantamentos registraram, inclusive, espécies raras como onça-parda, bugio, Jaguatirica, tamanduá-bandeira, lobo-guará e lontra. Só para se ter uma idéia da riqueza, o número de espécies de aves registrado nas propriedades estudadas é superior ao total da avifauna da Suíça e quase de metade da avifauna da Europa. “Mesmo localmente, os resultados são significativos. No município vizinho, de Ribeirão Preto, a comunidade de aves identificadas soma 123 espécies, ou seja 64% da avifauna presente nas áreas da Usina São Francisco”, destaca Miranda.

Os mapeamentos realizados destacaram que, além do modo de produção orgânico, a propriedade é gerenciada como um todo, considerando as diversas funções das unidades de paisagem na conservação da biodiversidade. O trânsito dos animais selvagens pelas áreas da propriedade, por exemplo, é assegurado e facilitado por uma série de conexões e corredores. As ilhas de biodiversidade, criadas ou recuperadas no meio do canavial, têm também papel essencial ao tipo de cultivo orgânico. As espécies que vivem na floresta, desde pássaros a insetos, ajudam no controle de pragas que atacam a cana. Ao mesmo tempo, o solo do canavial, livre de agrotóxicos e repleto de minhocas e insetos, torna-se um banquete que sustenta a base da cadeia alimentar dos bichos que vivem na mata.

Em alguns anos desde o início das mudanças no sistema produtivo, a Usina São Francisco, que pertence à empresa Native e exporta grande parte de sua produção, conseguiu promover este equilíbrio biológico e alcançou índices de produtividade que superam os do cultivo convencional à base de fungicidas, herbicidas e adubos químicos.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Graziella Galinari)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.