Panorama
 
 
 
 

PEIXE-BOI ENCALHADO NO CEARÁ CHEGA AO RECIFE DE AVIÃO NESTE SÁBADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(09/09/050 - Amanhã (10), o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre irá receber um passageiro inusitado. Trata-se de um filhote fêmea de peixe-boi marinho (Trichechus manatus), que encalhou, no último dia 29, no Ceará e está sendo transferido para a Sede Nacional do Projeto Peixe-Boi, na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife.

O embarque do animal está previsto para às 8 horas no hangar da TAF no antigo aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. Durante a viagem, o animal será acomodado em um colchão e terá a pele hidratada por técnicos da Aquasis com óleo mineral. A chegada em Recife será por volta das 10h30 também no hangar da TAF no aeroporto da cidade.

O avião foi cedido pelo Governo do Estado do Ceará. Somente este ano, é a terceira vez que o órgão cede uma aeronave para transportar os filhotes encalhados no litoral do estado, um dos mais degradados do Brasil. “Não houve nenhum gasto adicional para a locação da aeronave, tendo em vista que ela faz parte de uma frota de dedicação exclusiva do executivo e se não fosse usada amanhã, possivelmente estaria parada”, assegura o secretário adjunto do Governo do Estado, Júlio César Batista.

De acordo com a médica-veterinária voluntária da Aquasis, Mônica Mota, “a infecção pulmonar que o animal apresentou quando foi resgatado do encalhe, comum nesses casos, já foi curada. As pequenas lesões na pele já cicatrizaram e o quadro clínico da filhote está estável, o que possibilita o transporte”.

Assim que chegar no aeroporto, a médico-veterinária da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), Jociery Vergara-Parente, vai estar a postos para efetuar a remoção do pequeno animal para Itamaracá. A FMA, junto com o Centro Mamíferos Aquáticos (CMA)/Ibama, executa o Projeto Peixe-Boi, patrocinado pela Petrobras desde 1997.

Na Unidade de Reabilitação, será feita uma biometria no animal e a coleta de sangue. “Após esses procedimentos clínicos, o filhote ficará em uma piscina isolado. Essa quarentena é necessária para evitar a transmissão de doenças que possa está hospedando para os outros animais. Nesse tempo, a bebê também vai aprender a mamar e a respirar mais tranquilamente”.

Superpopulação – O chefe do CMA/Ibama e coordenador nacional do Projeto Peixe-Boi, Régis Lima, alerta para o agravamento do quadro de superpopulação de animais na Unidade de Reabilitação. Segundo ele, a liberação dessa piscina exige uma redistribuição dos animais que já estão lá.

“Para receber este novo filhote vindo do Ceará, tivemos que transferir um outro animal para o oceanário de crescimento, onde ficam os peixes-bois que estão prestes a serem reintroduzidos. Com isso, subirá para nove o número de animais nesse oceanário que tem capacidade para receber três”, explica Lima.

Para solucionar o problema, está sendo pleiteada junto ao Ibama em Brasília a construção de um novo oceanário para doze peixes-bois, capacidade suficiente para atender a demanda de, em média, quatro filhotes encalhados por temporada (setembro a março).

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luís Boaventura)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.