Panorama
 
 
 
 

PESQUISA DE OPINIÃO MOSTRA RELAÇÃO DE MORADORES DE PLANALTINA-DF COM MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

06/09/2005 - Utilizando uma adaptação da metodologia de pesquisa de boca-de-urna do Ibope, jovens estudantes de Planaltina levantam dados que ajudarão na conscientização da população e na proteção ambiental na região da Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esec-AE).

Cerca de 62% dos moradores do Condomínio Mestre D'Armas - que faz fronteira com a Esec-AE - acham que os cuidados com o Córrego Mestre D'Armas são de responsabilidade dos residentes.
Entretanto, os resultados da pesquisa apontam que falta compromisso destes com a efetiva proteção do curso d'água.

Esta e diversas outras conclusões serão apresentadas ao público e à imprensa no II Congresso - A Estação Ecológica de Águas Emendadas e a Pesquisa de Opinião nas Escolas Públicas de Planaltina DF, dia 8/9, a partir das 13h, no Ginásio de Funções Múltiplas, Área Especial 1, Av. WL 2 - Setor Recreativo e Cultural de Planaltina, no Distrito Federal.

Todo o trabalho de pesquisa foi realizado pelos alunos de sete escolas de Planaltina, com o uso da metodologia de ensino do Instituto Paulo Montenegro: Nossa Escola Pesquisa sua Opinião, do Ibope.

O projeto, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, com apoio do programa Água para a Vida, da ONG ambientalista WWF-Brasil, tem por objetivo envolver os alunos e a
comunidade de Planaltina na proteção ambiental da região, em especial do delicado sistema de Águas Emendadas, ameaçado por pressões urbanas e agrícolas.

Para a educadora Isabel da Silva Magalhães, da Esec-AE, o importante da metodologia é o fato de que os alunos produzem conhecimento. "Cada escola escolhe seu tema, elabora a pesquisa e compartilha seus
resultados durante o Congresso", disse Isabel

Várias atividades estão programadas ao longo da tarde, principalmente com a apresentação das pesquisas realizadas, música e teatro. As pesquisas envolvem o bioma Cerrado, a produção de lixo, o manejo de água doce, reciclagem, o potencial econômico do Cerrado e até a sexualidade do ponto de vista dos alunos de Sobradinho.

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa (Isabel Magalhães e Gadelha Neto)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.