Panorama
 
 
 
 

QUILOMBO DE IVAPORUNDUVA DRIBLA ATRAVESSADORES NA VENDA DE BANANA ORGÂNICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2005

06/09/2005 - Comunidade tradicional do Vale do Ribeira fecha parceria para abastecer banco de alimentos da prefeitura de Campinas (SP) com produto de valor agregado. O negócio evita que os bananicultores dependam de intermediários para escoar mercadoria e possibilita o aumento da renda das famílias quilombolas

No final de agosto a comunidade do quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo, fechou um bom negócio. Vendeu quatro toneladas de banana orgânica para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A mercadoria foi entregue no dia 22 do mês passado para o Ceasa de Campinas, que administra o banco de alimentos da prefeitura do município, que tem parceria com a Conab. A previsão é que, até o final do ano, outras 44 toneladas de banana orgânica sejam entregues ao banco. Mais do que a quantidade de fruta vendida, o bom do negócio é que ele foi feito diretamente pela Associação Quilombo de Ivaporunduva, sem a participação dos atravessadores.

Desde que a produção da banana se tornou a principal atividade econômica do quilombo – e uma das maiores de todo o Vale do Ribeira, em meados do século passado -, os intermediários se notabilizaram em realizar negociações injustas e em dar prejuízo aos produtores locais, ao monopolizar o escoamento das produções para os centros consumidores, principalmente São Paulo. Para se ter uma idéia, a venda da banana orgânica para o banco de alimentos deve aumentar em até três vezes a margem de lucro dos produtores, em comparação ao valor obtido com a participação de atravessadores.

A produção da banana envolve praticamente todas as setenta famílias da comunidade de Ivaporunduva, formada por remanescentes de escravos fugidos ou de ex-escravos. Trinta e cinco delas estão investindo na alternativa orgânica da fruta, agregando valor ambiental ao produto. Foram estas famílias que afastaram os intermediários por meio de um programa do governo federal chamado Compra Antecipada da Agricultura Familiar (CAEF). O programa permite que a produção agrícola de produtores familiares tenha a sua compra viabilizada, de forma antecipada, pela Conab que, por sua vez, repassa os alimentos para instituições filantrópicas cadastradas. No caso das bananas orgânicas de Ivaporunduva, o banco de alimentos de Campinas encaminhou as bananas para 51 entidades da região de Campinas que trabalham com crianças carentes, creches e hospitais.

Produto com valor agregado – e inserido no mercado

A comercialização se deve à parceria entre a Associação Quilombo de Ivaporunduva e o Instituto Socioambiental (ISA), firmada em 2001. À época, a parceria visava implementar ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da comunidade. Os produtores de banana do quiloimbo enfrentavam um grande desafio para atingir a sustentabilidade econômica de sua atividade: como inserir a banana em melhores mercados, em especial o de produtos orgânicos, valorizando os aspectos ambientais e culturais agregados e propiciando-lhes melhores rendimentos?

Com o apoio financeiro do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA-PPG7), do Ministério do Meio Ambiente, a parceria também possibilitou que, nos últimos anos, diversos avanços ocorressem em Ivaporunduva para a melhoria das condições de trabalho dos quilombolas, como a aquisição da infra-estrutura necessária para o transporte da produção, organização do grupo de agricultores para a comercialização de forma conjunta e a certificação orgânica da banana produzida pelos quilombolas, realizada pelo Instituto Biodinâmico (IBD).

Benefício nas duas pontas

A venda direta do quilombo para o banco de alimentos beneficia os dois lados da cadeia. Numa ponta, permite o escoamento da produção de banana a preços justos, possibilitando aumento de renda ao grupo de produtores quilombolas - pequenos agricultores, historicamente excluídos do mercado formal brasileiro. Do outro lado, o projeto atende entidades assistenciais e escolares, incluídas no programa de abastecimento e segurança alimentar da prefeitura de Campinas.

Dessa forma, os produtos de Ivaporunduva têm como consumidores famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. A nutricionista Sandra Maidel, do banco de alimentos de Campinas, afirma que as entidades atendidas raramente recebem frutas de qualidade. “As pessoas gostaram muito da qualidade da banana, disseram que é melhor do que a das vendidas nos supermercados”, diz.

A Fundação Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), órgão que atua junto às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, também teve importante papel e parceria no projeto. Foi responsável pela emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o que permitiu aos produtores quilombolas formalizar o projeto junto à Conab. O objetivo agora é envolver outros produtores quilombolas e entidades incluídas no banco de alimentos de Campinas que, nesta primeira etapa, não puderam ser contempladas neste processo. Além disso, espera-se que o projeto possa ter continuidade em 2006.

Fonte: Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.