Panorama
 
 
 
 

RIO É O TERCEIRO ESTADO EM PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO PAÍS

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Setembro de 2005

10/06/2005 - Cerca de 200 produtores do Rio aboliram definitivamente o uso de agrotóxicos nas suas culturas de frutas, verduras e legumes dando ao estado o terceiro lugar entre os maiores produtores de orgânicos no país. O Paraná é o primeiro e São Paulo vem em segundo lugar. Orientados tecnicamente pela Embrapa e pelo Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário do Rio (Sebrae-RJ) para livrar as culturas de pragas somente com o uso de produtos naturais, os produtores vendem as mercadorias em feiras que funcionam sempre aos sábados em vários bairros da cidade.

Foi justamente em uma destas feiras, no bairro da Glória (Zona Sul do Rio), que foi aberta neste sábado a Semana dos Alimentos Orgânicos, promovida pelos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário em parceria com organizações não-governamentais. A proposta é mostrar ao consumidor urbano o que é um produto orgânico e os benefícios para a saúde.

A gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae-RJ, Heliana Marinho, admite que os preços dos produtos orgânicos ainda são mais caros se comparados a produtos tratados com agrotóxicos. Mas, segundo ela, a tendência é de equilíbrio, já que a atividade cresce 40% ao ano. "Com o aumento da oferta, a tendência é dos preços caírem já que, conseqüentemente, com o aumento das vendas, os custos para embalagem e transporte também caem", explicou.

Sebastião Antônio de Oliveira tem um sítio em Seropédica, município vizinho ao Rio, e há nove anos cultiva tomate, cenoura, batata-doce e verduras sem o uso de agrotóxicos. Para ele, que sustenta a mulher e quatro filhos com a produção, os orgânicos são mais caros porque a perda com as pragas chega a 50%. "Quem não conhece o produto orgânico acha caro e não compra, mas quem sabe do valor nutritivo não deixa de comprar", acrescentou Sebastião.

A Semana de Alimentos Orgânicos prossegue durante até sexta-feira (16) com a realização de seminários, palestras em escolas e visitas a hortas. O evento será realizado simultaneamente em 18 cidades brasileiras.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cristiane Ribeiro

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.