Panorama
 
 
 
 

SENADORES VOTAM PROJETO QUE TRATA DA GESTÃO DE FLORESTAS PÚBLICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

06/09/2005 - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) reúne-se na próxima terça-feira (13) para votar projeto de lei de autoria da Presidência da República que dispõe sobre a gestão de florestas públicas para a produção sustentável e institui, na estrutura do Ministério do Meio Ambiente, o Serviço Florestal Brasileiro. O PLC 62/05 cria ainda o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal. A votação está marcada para as 11h30 mas, antes, às 9h30, haverá uma audiência pública para debater a matéria com especialistas.
O objetivo da proposta é regulamentar o uso e a conservação de florestas públicas, por meio de instrumentos como a criação de unidades de conservação e a concessão dessas florestas por licitação. Essa autorização possibilitaria, segundo a justificativa da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o uso eficiente e sustentável das florestas, promovendo também o desenvolvimento socioeconômico sustentável do país.
O projeto, que tem como relator na CAE o senador Jefferson Péres (PDT-AM), autoriza o concessionário a explorar produtos e serviços florestais que estiverem especificados no contrato. A proposta já foi aprovada pela Câmara e, caso seja aprovada também na comissão, precisará passar pelo Plenário do Senado.
Há ainda outros 34 itens na pauta da reunião de terça-feira da CAE. Desse total, 10 projetos têm pareceres dos relatores pela rejeição das matérias. É o caso, por exemplo, do PLS 154/04, que concede incentivos às médias, pequenas e microempresas para a criação de novos empregos.
Já o PLS 48/05, que objetiva tornar mais eficiente a persecução penal dos crimes de lavagem de dinheiro, de autoria do senador licenciado Antero Paes de Barros (PSDB-MT), conta com parecer favorável do senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM). Também conta com a aprovação do relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o PLS 108/05, que proíbe a concessão de crédito a pessoas físicas ou jurídicas que tenham incorrido em ato que configure a redução de alguém à condição análoga à de escravo, ou que tenham incorrido em infrações ambientais. O projeto também proíbe que essas pessoas sejam contratadas por licitação.
A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) é a autora do projeto, que ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), cabendo a esta última decisão terminativa.
Também se destaca na pauta da CAE o PLS 351/04, que determina que pelo menos 30% dos recursos destinados ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações sejam aplicados em educação. A matéria, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), já conta com parecer favorável do relator, senador Mão Santa (PMDB-PI), e ainda será votada pela Comissão de Educação (CE) e pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), onde receberá decisão terminativa.

Fonte: Agência Senado (www.senado.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.