Panorama
 
 
 
 

TESE PERMITE AVALIAR CAPACIDADE DE ASSIMILAÇÃO
DE CARGA ORGÂNICA EM RIO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

05/09/2005 - O engenheiro Nelson Menegon Junior, gerente do Setor de Águas Interiores, da CETESB, tornou-se mestre pela Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo - USP, defendendo a dissertação com o título “Modelagem Matemática de Qualidade do Rio Camanducaia”, que permite avaliar a capacidade de assimilação das cargas orgânicas lançadas nesse corpo d'água.
Pedro Calado
O trabalho foi aprovado, com muitos elogios, pela banca examinadora formada por Rosa Helena de Oliveira Martins, assessora da Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB, e pelos professores Rubem La Laina Porto, do Departamento de Hidráulica da Escola Politécnica, e Mônica Porto, desse mesmo departamento, especialista em modelagem matemática em ambientes aquáticos e também orientadora de Menegon. Nelson Menegon é formado em Engenharia Química, pela Escola Politécnica, e trabalha na CETESB desde 1992, sempre na área de qualidade das águas interiores, o que deve ter influído na elaboração do trabalho. Um dos méritos da dissertação é o fato de não se esgotar como um trabalho exclusivamente acadêmico, encontrando aplicação prática nas ações de controle desenvolvidas pela CETESB, subsidiando decisões no licenciamento de empreendimentos na região.
Com base no modelo matemático denominado “Simulated Oxigen - SIMOX”, que considera aspectos como vazão, secções do corpo d'água, dados hidrológicos e outros, o trabalho simula o nível de oxigênio dissolvido no rio em função da carga de DBO - Demanda Bioquímica de Oxigênio. O estudo constitui uma importante ferramenta para avaliar as condições do Rio Camanducaia, afluente do Rio Jaguari, que recebe lançamentos de efluentes da cidade de Amparo e de várias indústrias ao longo do seu curso.

Fonte: CETESB – órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.