Panorama
 
 
 
 

CAMPANHA INCENTIVA PECUARISTA A RECOLHER FRASCOS DE VACINAS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Setembro de 2005

15/09/2005 – O governo vai lançar nos próximos dias uma campanha em que incentiva os pecuaristas e recolherem e entregarem em postos determinados os frascos vazios de vacinas contra aftosa. A medida é para evitar a poluição do meio ambiente, já que o plástico demora até 300 anos para se decompor completamente. E como compensação, os pecuaristas ainda concorrem a um lote de doses da vacina.

O assunto foi discutido ontem entre o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, e o diretor-presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro. A idéia é usar a estrutura do Iagro no Estado como pontos de coletas dos frascos.

O trabalho começa já na próxima campanha de vacinação, que acontece em novembro. Até agora, os pecuaristas eram obrigados a apresentar ao Iagro os frascos vazios das vacinas para comprovar que imunizaram seus rebanhos. Cavalléro explica, entretanto, que o secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira Filho, vai assinar em breve uma resolução liberando os produtores da obrigatoriedade, tendo em vista que o controle da eficácia e cobertura da vacinação é feita, atualmente, através de sofisticados exames de sangue dos animais em laboratórios do Estado.

Sem a exigência de recolher os frascos das vacinas, o secretário José Elias Moreira teme que o destino do material seja o meio ambiente. Por ano são consumidos um milhão de frascos de vacina contra a aftosa no Estado. “Imagina toda essa montanha de plástico jogada por aí. Em pouco tempo o prejuízo que traria à natureza seria irreparável”, ponderou.

José Elias e Dagoberto Nogueira devem anunciar a campanha possivelmente na próxima semana, tão logo sejam definidos os locais de entrega e outros detalhes. Os recursos para adquirir as doses de vacina que serão distribuídas como recompensa aos pecuaristas virão da venda dos frascos vazios. Já estão sendo contatadas empresas que trabalham exclusivamente com reciclagem para firmarem parceria nesse sentido.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.