Panorama
 
 
 
 

CARAVANAS MOSTRAM ECOTURISMO BRASILEIRO A EUROPEUS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

14/09/2005 - Duas edições do projeto Caravana Brasil trouxeram, neste início de setembro, operadores estrangeiros para conhecer o potencial do ecoturismo no País e ver com os próprios olhos a exuberância da natureza e a infra-estrutura oferecida nas localidades que integraram os roteiros. As viagens fazem parte do projeto Caravana Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo, implementada pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), que visa trazer representantes de empresas internacionais para ampliarem na prática o grau de informações que dispõem dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros, facilitando as vendas ou incentivando a sua inclusão nos catálogos.

Um grupo de nove profissionais do Reino Unido, entre os dias 26 de agosto e 2 de setembro, conheceu São Paulo (SP), a cidade de Bonito, a região do Pantanal Sul, Campo Grande (MS) e ainda o Rio de Janeiro (RJ). "Eles ficaram bastante impressionados com a exclusividade das atrações e com a facilidade de combinar o Ecoturismo com outros tipos de roteiros, além da oferta de meios de hospedagem que vão dos mais rústicos aos mais requintados", relata a executiva do (EBT) Escritório Brasileiro de Turismo para o Reino Unido e Benelux, Silvana Nascimento, responsável pelo acompanhamento da Caravana, juntamente com Sally Carvalho, coordenadora do projeto.

"Os locais visitados representam uma grande oportunidade do turista combinar o esporte e viver a atmosfera peculiar das fazendas brasileiras", diz James Sales, diretor da operadora In The Saddle, especializada em viagens de cavalgadas por todo o mundo. Para ele, a região do Pantanal apresenta oportunidades de aliar o esporte com outras atividades, tais como observação de pássaros, espeleologia e trekking, destacando ainda a arquitetura e culinária como diferenciais. Ele fez contatos com fazendas da região que oferecem cavalgadas e pretende consultar ainda o Instituto Estrada Real.

Poucos desses operadores britânicos comercializavam destinos brasileiros anteriormente e agora muitos já planejam incluí-los em seus catálogos ou, ainda, prospectar roteiros mais direcionados para seus públicos, já que atuam em segmentos bastante específicos de mercado. Durante a Caravana, eles participaram de um encontro com operadores brasileiros na Adventure Sports Fair, em São Paulo.

ou, ainda, prospectar roteiros mais direcionados para seus públicos, já que atuam em segmentos bastante específicos de mercado..
Já os oito alemães, que desembarcaram no Brasil no último dia 3, encerraram o giro no sábado passado. Eles visitaram Rio de Janeiro (RJ), São Luiz e Alcântara, além de Barreirinhas, Caburé e Santo Amaro, na região dos Lençóis Maranhenses (MA). Também esse grupo revelou grande satisfação com o roteiro apresentado, tanto pelas belezas naturais dos destinos e da arquitetura colonial, como também pela versatilidade da infra-estrutura de hospedagem, pela segurança oferecida nos passeios e pela fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) nas áreas de preservação. "Fizemos uma seleção cuidadosa dos operadores. Trouxemos os mais importantes e optamos pelos especialistas em Ecoturismo e Turismo de Aventura", diz a executiva do EBT para a Alemanha e Escandinávia, Karin Luize de Carvalho, que acompanhou o grupo em parceria com a gerente de Apoio à Comercialização da EMBRATUR, Jurema Monteiro.

"O roteiro apresentado foi muito bom e pude ter uma noção melhor de quanto tempo reservar para cada atração em nossos roteiros. A variedade de hotéis também foi interessante, pois podemos adaptar ao gosto do nosso público", fala Angela Zullo, da Hauser Exkursionen International, que já comercializa três roteiros no País. Ela revela a intenção de formatar agora um novo roteiro com atividades ao ar livre envolvendo Salvador, Chapada Diamantina, os Lençóis, Recife e Olinda. A maior parte dessas operadoras também não oferecia roteiros do Brasil e já planeja a inclusão de novos destinos. A rodada de negócios reuniu os alemães com 16 representantes do trade nacional e, além da perspectiva de concretizar negócios, impressionou os estrangeiros pelo profissionalismo dos contatos.

As próximas edições do projeto iniciam-se nos dias 20 e 23 e contemplam, respectivamente, operadores da Colômbia (nos segmentos de Ecoturismo, Negócios e Eventos) e de toda a América do Sul (no segmento de Esporte - Golfe, especificamente). A Caravana Brasil tem como parceiros: BITO (Brazilian Incoming Travel Organization), Braztoa (Associação Brasileira dos Operadores de Turismo), Varig, TAM, TAP, os Bureaux de Comercialização, Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), FOHB (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil), Instituto Estrada Real, Convention & Visitors Bureaux e governos dos Estados e Municípios.).

e contemplam, respectivamente, operadores da Colômbia (nos segmentos de Ecoturismo, Negócios e Eventos) e de toda a América do Sul (no segmento de Esporte - Golfe, especificamente). A Caravana Brasil tem como parceiros: BITO (Brazilian Incoming Travel Organization), Braztoa (Associação Brasileira dos Operadores de Turismo), Varig, TAM, TAP, os Bureaux de Comercialização, Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), FOHB (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil), Instituto Estrada Real, Convention & Visitors Bureaux e governos dos Estados e Municípios).

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.