Panorama
 
 
 
 

CONSUMIDOR QUER MAIS ORGÂNICOS EM SALVADOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

13/09/2005 - A Semana dos Alimentos Orgânicos ganhou fôlego em Salvador com o “Seminário sobre Produção Orgânica”, que acontece desde ontem no auditório do Sebrae. Com a presença de produtores, especialistas e ambientalistas, o evento teve como discussão central os sistemas da agricultura orgânica, que trazem meios de produção responsável, revertendo em efeitos benéficos à saúde da população.

Na capital baiana, o comércio dos produtos ainda é incipiente e muitas vezes está disponível de forma inadequada. “Os supermercados não seguem regras para a exposição dos produtos. Não criam áreas específicas que diferenciam esse tipo de alimento dos convencionais”, avalia a coordenadora do evento na Bahia, Vanuza Damiana Paiva.

Apesar disso, nota-se cada vez mais um consumidor exigente no Estado e produtores querendo ganhar mais mercado. A despeito dos altos preços cobrados, muitas vezes sendo quatro vezes mais caro que os produtos convencionais, há movimento crescente de consumidores por orgânicos, interessados na alimentação saudável, em busca de melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar, atesta Vanuza, que também é coordenadora agroecologia da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia.
Além disso, os produtores baianos querem conquistar mais mercado, mesmo com entraves na certificação e obtenção de financiamento para produção em alta escala. As limitações desestimulam a criação de novos empregos e renda.

Ainda hoje, no auditório do Sebrae, serão proferidas palestras sobre as dificuldades de comercialização dos produtos, as potencialidades do segmento, a certificação com mecanismos de garantia e seus custos, a produção orgânica e preservação da Mata Atlântica, a permacultura (agricultura orgânica sustentável) e a conscientização sobre possíveis impactos da presença de xenobióticos (substância estranha) no meio ambiente, entre outros temas. Amanhã, a semana continua com atividades nas escolas públicas. A idéia é despertar em jovens e crianças a consciência pela alimentação saudável, tornando-os multiplicadores das informações nos ambientes familiares e entre amigos. Na quinta-feira, dia 15, está prevista a montagem de feira livre no estacionamento externo do Parque da Cidade.

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.