Panorama
 
 
 
 

DADOS DO CONAB COMPROVAM CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(16/09/05) - Dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab/Ministério da Agricultura) desmentem um mito utilizado pelos opositores do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal. Não é verdade que o combate ao desflorestamento enfraquece a produção agrícola. Mesmo com a redução de 50% no desmatamento da floresta, verificada nos últimos doze meses, a safra teve alta média de 13%, considerando os nove estados da região, comparando as safras de 2004-2005 e 2003-2004.

Os estados com melhor produtividade foram Amazonas (27,1%), Tocantins (26%) e Pará (22,5%). Atual campeão do desmate, o Mato Grosso, mesmo com a queda de 38% na devastação, viu sua produção agrícola crescer 11,9%. Em Rondônia, foram 13,6%. “Fica provado que não há relação direta entre contenção do corte ilegal e queda na produção agrícola, como alguns querem fazer crer”, afirmou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel.

Desmatamento – Entre agosto de 2004 e mesmo mês de 2005, em relação a igual período anterior, satélites detectaram a redução de 21 mil km2 para 10.484 km2 no desmatamento na Amazônia Legal. A queda se deu em oito dos nove estados da região. No Maranhão, subiu 160%, mas a extensão é pequena, 10,4 km2. O Mato Grosso teve queda de 38% no corte ilegal, porém desmatou muito mais, 6.701 km2. “Se por um lado fica evidente o poder realizador quando existe vontade política, por outro, controlar a devastação continua um desafio “cultural” de proporções”, diz Montiel.

Segundo o diretor, o Poder Público terá de persistir em seu papel regulador-fiscalizador das relações legais, sociais e econômicas, em benefício da proteção e do manejo inteligente do ambiente. Como se viu, o cenário pode ser mudado para melhor.

O Plano – Elaborado por 13 ministérios, o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal emergiu do papel para a ação emergencial de fortificar a fiscalização. Ela começa pelo espaço, via satélite. Pelo olhar eletrônico, a força-tarefa de fiscais, policiais e militares se guia, chegando de helicóptero, com força da lei, às áreas mais inóspitas, como na fronteira com Peru, onde combatem o tráfico de mogno e cedro àquele país.

O apuro tecnológico cresceu com a introdução de um radar que continua operando em céu nublado, localização georeferenciada e sensores aerotransportados. A decisão de integrar os órgãos fiscalizadores agravou a eficiência. Hoje o intercâmbio de informações e ações é pleno entre Ibama, Polícia Federal, Exército, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Ambiental dos estados, Incra e Ministério do Trabalho.

Juntos em 35 operações nos últimos doze meses, aplicaram flagrantes na floresta, em vistorias a serrarias, em barreiras rodoviárias. Pararam desmates, recolheram madeiras, apreenderam tratores e motosserras; desbaratam corrupção de fiscais do Ibama associados a madeireiros e fazendeiros, igualmente detidos e multados (vide Operações Curupira); verificaram ainda a real propriedade da terra.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.