Panorama
 
 
 
 

FILHOTE DE LOBO GUARÁ, RECOLHIDO NA BEIRA DA ESTRADA, RECEBE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005


12/09/2005 - Graças às providências tomadas por Antônio Paulo Ernesto de Oliveira, um filhote de lobo guará foi salvo de um provável atropelamento ou de um fim igualmente trágico nas mãos de caçadores ou de um predador de maior porte.
Polícia Ambiental SP
O animal foi achado às margens da Rodovia D. Genoveva de Lima Carvalho, altura do km 1, na região de São José do Rio Preto, e levado para a sua casa onde recebeu os primeiros socorros e alimentação. Depois, Antônio levou-o para a base operacional da Polícia Militar Ambiental, no Município de Jaborandi, onde os policiais ambientais encaminharam o animal para uma clínica veterinária, que avaliou as suas condições de saúde, aprovando o seu envio para o Bosque Municipal de São José do
Polícia Ambiental SP
Rio Preto, ficando sob os cuidados de uma equipe especializada.Este foi um final feliz, para um animal que perdeu os pais em condições desconhecidas e corria sério risco de morte. A consciência de Antônio salvou o lobo, da espécie “Cryosocyon brachyurus”, da família dos canídeos, incluída na lista de animais sob ameaça de extinção. O lobo guará habita os campos e Cerrados, chegando a atingir a altura média de 1,45 m, pesando cerca de 23 kg. A sua pelagem, até os três meses, é marron escura, quase negro, com as pontas das orelhas e da cauda de uma cor esbranquiçada.
Após essa idade, a pelagem muda para castanho-avermelhada, com as pernas e dorso pretos e a ponta da cauda permanece esbranquiçada.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Polícia Ambiental SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.