Panorama
 
 
 
 

FUNAI BUSCARÁ ARRENDAMENTO PARA ÍNDIOS NO IGUAÇU

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(14/09/2005) - A Diretoria de Ecossistemas do Ibama promoveu, em Brasília, reunião (13/09) entre a Funai (Fundação Nacional do Índio), o Parque Nacional de Iguaçu e a Gerência Executiva do Ibama no Paraná para discutir soluções para a saída dos índios da etnia Avá-guarani que desde o dia 11 de setembro (último domingo, de madrugada) invadiram o Parque Nacional de Iguaçu (PR).

Na reunião, a Funai apresentou a proposta de arrendar uma faixa de terra de 90 hectares, próxima à área de Ocoy (em São Miguel do Iguaçu, a 70 km do Parque Nacional, local cedido pela usina hidrelétrica de Itaipu, na década de 80 para o enchimento da represa).

De acordo com os representantes da Funai, já foram iniciados entendimentos com o proprietário da área que seria suficiente para garantir a produção de alimentos com o cultivo, pelos índios, de suas culturas de subsistência, como a mandioca e o milho. Liberada a área para o arrendamento a Funai viabilizará o contrato em 30 dias.

O Ibama solicitará nova reunião com a direção da usina de Itaipu, a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu e da Funai para a cessão de uma área a ser utilizada provisoriamente pelos índios ocupantes do parque nacional, até que o arrendamento seja efetivado.

Por ser uma área de proteção integral, reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, e constituir últimos remanescentes preservados que abriga várias espécies da flora e da fauna brasileiras, em risco de extinção, é impossível a permanência dos índios.

"O Ibama recebeu na Constituição Federal a missão de cuidar do patrimônio ambiental de todos os brasileiros, de modo que não poderá deixar de garantir a integridade do Parque Nacional do Iguaçu, nem que para isso, no extremo, tenha de ingressar com pedido judicial", explicou Marino Elígio Gonçalves, gerente executivo do Ibama (PR) esclarecendo que o instituto deseja uma solução que "não seja traumática" nem para os índios e nem para a unidade de conservação.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gilberto Costa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.