Panorama
 
 
 
 

GREENPEACE VAI AO STF CONTRA LEI DE BIOSSEGURANÇA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2005

14/09/2005 - Ação de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral questiona a competência da CNTBio para julgar liberação dos transgênicos

O Greenpeace ingressou hoje na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), apresentada pelo então Procurador-Geral da República, Cláudio Lemos Fonteles, ao Supremo Tribunal Federal contra a Lei de Biossegurança. Com esse passo, o Greenpeace espera contribuir com o trabalho da Procuradoria da República e do relator do processo no STF, o ministro Celso de Melo, dando subsídios para uma decisão favorável.

Com as informações e dados que o Greenpeace apresentou hoje e serão anexados à ação, a organização está defendendo o interesse da maioria da sociedade brasileira que não quer consumir transgênicos, nem quer que os organismos geneticamente modificados (OGMs) sejam liberados no meio ambiente.

A ADI questiona a competência da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para deliberar sobre os impactos ambientais dos transgênicos e para decidir, em última e definitiva instância, sobre a necessidade de licença ambiental. Com a sanção da Lei de Biossegurança, a CTNBio ampliou seus poderes de decidir sobre a liberação de variedades transgênicas no país e, segundo o então procurador Fonteles, invadiu competências constitucionais de outros ministérios, principalmente o do Meio Ambiente e o da Saúde.

O Greenpeace sempre defendeu que a CTNBio não possui autorização constitucional para emitir parecer conclusivo sobre a liberação de OGMs no meio ambiente e no mercado consumidor.

"A Lei de Biossegurança, ao conferir poderes quase ilimitados de atuação à CNTBio, tornando-a uma instância que não presta conta dos seus atos a quem quer que seja, permitiu que a entrada dos transgênicos no país se fizesse de forma descontrolada", afima Sergio Leitão, diretor de políticas públicas do Greenpeace.

A ADI argumenta que a Lei de Biossegurança viola os princípios da precaução, da democracia e da independência e harmonia entre os poderes, alem de promover a quebra do Sistema Nacional do Meio Ambiente e a fragmentação do processo de licenciamento ambiental.

A Lei de Biossegurança foi aprovada no dia 02 de março e representou uma grande mudança na posição do governo em relação à liberação dos transgênicos. Durante sua tramitação no Congresso, havia dois projetos. Um deles, aprovado na Câmara dos Deputados, determinava que a liberação dos transgênicos fosse de responsabilidade de um Conselho de Ministros e que a CTNBio teria uma função mais decisiva somente na pesquisa e como órgão emissor de pareceres técnicos.

Mas, no Senado, acabou passando o outro projeto, no qual a CTNBio passou a ser responsável pela liberação dos transgênicos. Devido às alterações do texto, o projeto teve que voltar para a Câmara, onde foi incluída a questão da liberação de pesquisas com células-tronco, o que contribuiu para confundir ainda mais o debate, e o projeto acabou sendo aprovado dessa maneira, provocando inúmeras críticas de vários setores da sociedade civil e do próprio governo.

O Greenpeace espera que a ação proposta pela Procuradoria seja aceita pelo STF e que os artigos da Lei de Biossegurança que conferem poderes ilimitados à CTNBio sejam anulados, restabelecendo-se assim a confiança da sociedade nos instrumentos de controle do poder executivo sobre a comercialização e produção de OGMs.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.