Panorama
 
 
 
 

INSTITUTO É ESCOLHIDO PARA COORDENAR A REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

16/09/2005 - O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, foi escolhido, por unanimidade, para coordenar a Rede Amazônica de Educação Ambiental. Trata-se de uma rede virtual que une diversas instituições e profissionais que trabalham com educação ambiental da região Norte do País.
A eleição aconteceu durante a Primeira Reunião das Comissões Interinstitucionais Estaduais de Educação Ambiental (Cieas), que é formada por representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Embrapa, Fucapi, Ulbra e Nilton Lins, entre outras, e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e pela Secretaria de Estado da Educação. O evento também contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O encontro aconteceu paralelamente ao 1º Encontro Panamazônico de Educação Ambiental, realizado em Belém (PA), no período de 24 a 27 de agosto.

Para a decisão, foram considerados as experiências e os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisas em Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa. A rede está contemplada no Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea), coordenado pelo MMA e MEC, que prevê angariar recursos em instituições de fomento para aplicação em educação ambiental nas escolas, comunidades e para a produção de material didático sobre a temática.
Segundo a representante do Cieas e tecnologista do Inpa, Genoveva Chagas de Azevedo, as funções do coordenador da Rede Amazônica de Educação Ambiental são as mais diversas, como, por exemplo, planejar, avaliar e orientar as ações políticas de educação ambiental da região Amazônica.

Ela disse que até o final do ano serão realizadas duas reuniões para a formulação do plano de ação para 2006. A primeira vai acontecer no dia 26 de setembro, com o representante do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Reinaldo Zuarte. Genoveva explicou que o próximo passo é ampliar as discussões com representantes de outras instituições. “A rede é política, porque é um movimento de pessoas, apesar de diversas instituições participarem. É um espaço democrático de comunicação. Não tem dono, todos são livres para acessar os dados, onde pode se promover um debate virtual para troca de experiências”, destacou.

Segundo ela, todos terão conhecimento sobre o que vem sendo realizado na região: projetos, pesquisas, publicações etc, e também receberão informações sobre o que está acontecendo em outras regiões. Conforme explicou, antes da criação da rede, a educação ambiental já vinha sendo discutida no Fórum Permanente de Educação Ambiental (Fopea), pela Comissão Organizadora Estadual (COE), que trabalha com escolas estaduais de ensino médio e fundamental e pela Conferência Nacional pelo Meio Ambiente, organizada pelo Ibama, que prevê movimentos de conscientização ambiental para dezembro.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa do INPE

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.