Panorama
 
 
 
 

O ÊXITO DOS MYNKY NA BUSCA DE ALTERNATIVAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

14/09/2005 - Apesar dos 34 anos de contato, os Mynky mantêm intacta a sua cultura, praticando seus rituais originários. Mas hoje, como vários outros povos indígenas, já não conseguem sobreviver fisicamente restritos aos moldes tradicionais. A terra que lhes foi reservada não permite. Esse fator, no entanto, não é empecilho. Ao contrário, tem aguçado a criatividade dos índios.

A revitalização da prática artesanal é exemplo disso. Não tendo em suas terras matérias-primas como o tucum, usado para a confecção de cordas de rede e trançado de colares, buscam outras alternativas de subsistência, e o resultados são surpreendentes.

Estimulados pela chefe do Posto Indígena Irantxe, Maristella Aparecida, que também lhes assiste, os Mynky estão, há cinco anos, produzindo papel reciclado, feito a partir de fibras existentes na região e de uso doméstico -como bagaço de cana, cipó, mandioca e bananeira- e também de papel inutilizado que recolhem na Administração da Funai em Tangará da Serra, que é unido aos materiais silvestres. Para o tingimento, utilizam o tronco e as sementes da pacova, espécie de bananeira que não dá cacho e tem coloração avermelhada.

Com o papel reciclado, os índios confeccionam cartões, álbuns, pastas para eventos, caixas para guardar objetos e porta-retratos. O mais interessante é que tudo é feito pelas crianças e adolescentes da aldeia. O material tem boa aceitação e é vendido em cidades próximas, como Tangará da Serra, Brasnorte, Cuiabá e até mesmo no Rio de Janeiro e em Brasília.

Os Mynky já participaram de dois eventos onde puderam expor e vender seus artesanatos: em Cáceres, durante o Festival das Águas, e na Faculdade de Biologia da Universidade Estadual de Mato Grosso.

As atividades produtivas dos Mynky não param por aí. Com o apoio da Funai, que promoveu cursos sobre manejo e higiene do material, para facilitar seu ingresso no mercado consumidor, eles iniciaram, em 2003, a prática da apicultura. Os resultados são satisfatórios e têm contribuído em grande escala para a sustentabilidade econômica da comunidade. Os índios já trabalham com 54 caixas e produzem, ao ano, cerca 1.200 litros de mel para consumo próprio e venda. Os recursos obtidos com a venda do mel excedente são empregados em benefício exclusivo da comunidade.

A terra Indígena Menku, totalmente regularizada, possui uma área de 47.094 hectares e está localizada no município mato-grossense de Brasnorte. A população Mynky, que à época do contato era de 33 índios, constitui-se hoje de 93 indivíduos.

Fonte: FUNAI – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.