Panorama
 
 
 
 

OFICINA DISCUTE ESTRATÉGIAS DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO
EM GILBUÉS, NO PIAUÍ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

16/09/2005 - O Ministério do Meio Ambiente promove, entre os dias 18 e 21, no município de Gilbués, no Piauí, uma oficina para discutir estratégias de implementação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil). O objetivo é apresentar as ações governamentais para o desenvolvimento sustentável do Núcleo de Desertificação de Gilbués.
Governo do Piauí
A programação inclui visitas técnicas a áreas desertificadas e em processo de recuperação e às nascentes do Rio Boqueirão. Além disso, serão realizadas apresentações das ações desenvolvidas pelo Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e diagnóstico para execução do zoneamento ecológico-econômico da Bacia do Parnaíba, entre outros projetos.
A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Agricultura e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Piauí. O evento terá a participação de representantes dos ministérios da Integração Nacional, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário, Cidades, Minas e Energia, Instituto Americano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Banco do Nordeste, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), além da sociedade civil e organismos multilaterais, Codevasf, prefeituras dos municípios que integram o Núcleo de Desertificação de Gilbués, entre outros.

Lançado em julho de 2004, o PAN-Brasil é coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente e tem como objetivo identificar as causas da desertificação, apontando medidas para evitar seu avanço.
Construído de acordo com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), o programa traz ações para reduzir a degradação social, econômica e ambiental. O PAN inclui programas do governo federal e atua em mais de 1,4 mil municípios da região Nordeste e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, na região Sudeste. Até 2007, serão destinados R$ 23,5 bilhões pelo Governo Federal para a execução do plano. A maior parte dos recursos será aplicada no combate à pobreza, à desigualdade social e ao fortalecimento da agricultura familiar.
De acordo com o coordenador de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, José Roberto de Lima, o objetivo do evento em Gilbués é conhecer o estado da desertificação in loco para se ter a real dimensão do problema e propor alternativas de desenvolvimento para a região.
O processo de desertificação em Gilbués, localizado a 797 quilômetros de Teresina, na região sul do Piauí, iniciou-se na década de 40 e desde então vem evoluindo gradativamente (foto). É considerado pelo (PAN-Brasil) como um dos núcleos de desertificação no Nordeste, sendo que a degradação do solo já atinge, além de Gilbués, mais sete municípios da região: São Gonçalo do Gurguéia; Corrente; Monte Alegre do Piauí; Barreiras do Piauí; Curimatá; Redenção do Gurguéia; e Bom Jesus.
A desertificação é um processo de degradação ambiental que ocorre nas regiões com clima árido, semi-árido e subúmido seco em quase todo o mundo. O fenômeno atinge principalmente populações pobres. É causado por alterações climáticas e ações humanas, prejudicando populações, biodiversidade e economia.
No Brasil, as regiões afetadas pela seca e desertificação abrangem parte dos estados do Nordeste, de Minas Gerais e Espírito Santo.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)
Foto: Governo do Piauí

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.