Panorama
 
 
 
 

OFICINAS AVALIAM PROJETOS DO PDA NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

13/09/2005 - A equipe do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA) está realizando, na área da BR-163, no Pará, oficinas de diagnóstico inicial de projetos dos componentes Consolidação e Alternativas ao Desmatamento e às Queimadas (Padeq). O objetivo é levantar dados existentes dessa etapa para uma avaliação ampla sobre seus resultados. Esta semana, participa das atividades o Projeto Vida Verde, desenvolvido pelo Sindicato de Trabalhadores de Trairão (PA). De 21 a 24, será a vez da Comunidade Coroca, em Santarém (PA).
O Vida Verde tem apoio do Padeq e envolve duas comunidades em dois assentamentos da reforma agrária: Menino Jesus, que fica no assentamento Nossa Senhora de Fátima, e São Domingos do Carmo, no assentamento Rio Bonito. Serão 100 famílias envolvidas no trabalho de recuperação de área degradada e implantação de sistemas alternativos para o manejo integrado das unidades de produção, preservação das matas ciliares e reservas legais, redução dos desmatamentos e das queimadas de quatro comunidades do município de Trairão. O projeto contará com recursos de R$ 296.596,00 para ser executado em três anos.
Em Santarém, a Associação dos Produtores Rurais Criadores de Peixe da Comunidade Coroca (Aprucipesc) está desenvolvendo o projeto de implantação de bases integradas para proteção do meio ambiente, do componente Consolidação. A proposta visa garantir a sustentabilidade ambiental, econômica e social da comunidade, por meio da utilização racional dos recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida, aumento da renda familiar e a disseminação de experiências desenvolvidas no projeto. Serão 50 pessoas envolvidas no projeto que terá duração de 36 meses, no valor total de R$ 568.802,15.
O primeiro projeto da Aprucipesc que teve o apoio do PDA foi entre 2001 e 2002. A entidade desenvolveu atividades na área de criação de tartarugas, peixes e abelhas, cultivo de consórcio agroflorestal e enriquecimento de mata ciliar.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.