Panorama
 
 
 
 

PARÁ GANHA NOVAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

14/09/2005 - O Estado do Pará terá mais nove Unidades de Conservação. O Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e a Secretaria do Meio ambiente do Estado do Pará iniciam nesta sexta-feira (16) a série de consultas públicas para que a comunidade participe do processo de criação e ampliação dessas áreas.
Bernardo Brito/Ibama
As consultas ocorrem durante o mês de setembro. A primeira é agora no dia 16, em Belém, às 16 horas, no Auditório da agência de Desenvolvimento da Amazônia. A segunda acontece dia 20, em Novo Progresso, às 9 h na Igreja Matriz Santa Luzia. No dia 22, a consulta é em Itaituba, às 9 horas, na Área de Lazer dos Cabos e Soldados de Itaituba.
A última consulta ocorre dia 23, ás 14 horas, no auditório da prefeitura Municipal de Jacareacanga. Os governos federal e estadual esperam que um grande número de pessoas compareça às audiências quando poderão apresentar suas dúvidas, sugestões e críticas à proposta.
Segundo destaca o diretor de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Mercadante, é fundamental o comparecimento da população. "A qualidade da proposta depende da efetiva participação dos líderes e das pessoas interessadas nesse processo".

Unidades em processo de criação

- Floresta Nacional/Estadual de Trairão, nos municípios de Itaituba, Rurópolis e Trairão;
- Floresta Nacional/Estadual do Amaná, nos municípios de Itaituba e Jacareacanga;
- Área de Proteção Ambiental Tapajós, nos municípios da Itaituba, Jacareaganga, Novo Progresso e Trairão;
- Floresta Nacional/Estadual do Crepori, no município de Jacareacanga;
- Floresta Nacional/Estadual do Jamanxim, nos minicípios de Itaituba e Novo Progresso;
- Parque Nacional/Estadual do Jamanxim, nos municípios de Itaituba e Trairão;
- Floresta Estadual do Iriri, no município de Altamira;
- Parque Nacional/Estadual do Rio Novo, nos municípios de Itaituba e Novo Progresso.

Também está prevista a ampliação do Parque Nacional da Amazônia (foto), no município de Itaituba e Jacareacanga. A áreal total que será discutida nas consultas é de 7.369.575 hectares.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aida Feitosa)
Imagem: Bernardo Brito/Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.