Panorama
 
 
 
 

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS É DEBATIDO EM TODO O PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

16/09/2005 - Iniciou esta semana, em Manaus, e se encerra em 20 de outubro, em Belo Horizonte, a fase de seminários regionais e encontros públicos estaduais para a construção do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). O Brasil deverá ser o primeiro país das Américas a cumprir as Metas do Milênio e a agenda da Cúpula de Joanesburgo (Rio+10), que definiram 2005 como prazo para os países estabelecerem seus planos nacionais de águas.
Desde sua priorização, em 2003, até sua aprovação no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), mais de dez mil pessoas em todas as regiões terão participado dos debates do Plano. Estudos de vários organismos e entidades parceiras, como a Agência Nacional de Águas, governos estaduais, organizações não governamentais, usuários e comitês de bacias, e da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, coordenadora do processo, convergem para a consolidação de uma nova cultura das águas.
Dividido em 12 regiões hidrográficas, o Brasil abriga 13,8% da reserva de água potável disponível do planeta. Está entre os nove países que detém 60% desse recurso, fundamental à sobrevivência humana, animal e vegetal. Outras 80 nações sofrem as dificuldades de acesso à água.
No Brasil, milhões de cidadãos ainda não dispõem de água tratada, enquanto outros milhares sequer desfrutam do saneamento básico. A água que nutre, sem cuidado e planejamento, é a mesma que ainda mata 29 bebês a cada mil nascidos em nosso país.
É preciso também refletir, como faz Leonardo Boff, ao lembrar ainda o desperdício de 46% da água que utilizamos. Boff compara: daria para abastecer a França, Bélgica, Suíça e o norte da Itália!
Os encontros estaduais começam dia 1º de outubro, Dia Interamericano da Água, no Paraná, e terminam no dia 20, em Minas Gerais. Em Brasília, duas oficinas de cenários foram planejadas para contribuir na elaboração do Plano.
O Ministério do Meio Ambiente, em plena elaboração de sua 2º Conferência Nacional, contribui com a discussão participativa sobre os recursos naturais disponíveis à população. Tem como norte o desenvolvimento sustentável, o manejo responsável da exuberância ou aridez de gigantescos territórios. Outras áreas deste governo realizaram conferências nacionais para apresentar propostas e programas federais, a partir de debates na base social, fato inédito na história do País.
A equipe da Secretaria de Recursos Hídricos e as equipes parceiras estão cientes da responsabilidade em iniciar a Década da Água (2005-2015) com um plano nacional - iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), aqui determinada por decreto do presidente da República.
São também co-autoras da confecção de nossa meta de inclusão social a partir desse bem supremo, sem o qual jamais será possível o atendimento dos diversos interesses setoriais de sua utilização, a viabilidade econômica, o controle de riscos de eventos críticos, e o fortalecimento do pacto federativo sem perder a noção da sustentabilidade ambiental.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.