Panorama
 
 
 
 

PRODUÇÃO ARTESANAL COM PALHA DE CARNAÚBA MUDA REALIDADE DE MULHERES NO RIO GRANDE DO NORTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

18/09/2005 - A produção artesanal de esteiras com a palha da carnaúba mudou a qualidade de vida de muitas mulheres no Rio Grande do Norte. As esteiras são utilizadas para revestir dutos da Petrobrás por onde passa o vapor injetado nos poços de extração de petróleo. As cerca de 130 artesãs que fazem esse trabalho integram o Projeto Carnaúba Viva, da Organização Potiguar de Arte, Cultura, Desporto e Meio Ambiente, uma organização não-governamental. O projeto foi um três vencedores da etapa nordeste do Prêmio Finep de Inovação Social.

Segundo a coordenadora do projeto, Grácia Margarida Ramalho, um funcionário da Petrobrás Fome Zero teve a idéia de substituir o alumínio usado nos dutos, que era freqüentemente roubado, pela palha da carnaúba. Isso porque a planta é abundante no Vale do Assu e na região oeste do estado. Além de diminuir os custos para a empresa, a iniciativa gera empregos, valoriza a cultura local e ainda preserva o meio ambiente.

Grácia Ramalho afirma que o projeto, iniciado no final de 2003, mudou a vida das artesãs, a maioria delas desempregadas na época. "São pessoas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pessoas que antes estavam desempregadas, mulheres que não tinham nenhuma renda. Hoje muitas são arrimo de família, ou seja, chefes de família, porque às vezes o marido está desempregado e é a mulher que assume. Tem muitas aqui que tiram uma renda razoável. São pessoas carentes, que realmente precisam", explica.

O projeto também ajuda artesãos responsáveis por impermeabilizar as esteiras de carnaúba. Francisco Jobielson está no programa há mais de um ano e fala que antes não tinha expectativa de vida. "Vivia praticamente nas ruas. Depois do projeto isso mudou. Consegui um emprego, agora em casa posso me responsabilizar por uma parte na alimentação, pagar a conta de luz", afirma.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Bianca Paiva

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.