Panorama
 
 
 
 

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) - Brasil
Setembro de 2005

14/09/2005 - O governador Germano Rigotto, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, órgão central do Sistema de Proteção Ambiental, vem priorizando políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, articulada com os órgãos do Governo e da sociedade civil. Contudo, as conquistas obtidas até o momento na gestão ambiental, como a descentralização pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGA/RS, com o aperfeiçoamento dos instrumentos de monitoramento e controle, o aumento de áreas protegidas, bem com as tecnologias adotadas pelo setor produtivo , voltadas para ecoeficiência, não são suficientes para conter os impactos sobre o meio ambiente. Estes danos, entretanto, podem ser minimizados se contarmos com a participação efetiva da sociedade, com mudanças comportamentais que diminuam a pressão sobre os recursos naturais.
Importante neste contexto é ressaltar que para obtermos tais mudanças deveremos associá-las a um processo contínuo de conscientização que vai muito além da educação ambiental na visão meramente conservacionista. A educação ambiental que prepara para o exercício da cidadania necessita muito mais do que a simples transferência de informações dos sistemas ecológicos. Deve incorporar estratégias educacionais que envolvam o ambiente humano, com seus conflitos de uso dos recursos naturais, levando em conta processos decisórios participativos, envolvendo todos os atores sociais.
Neste sentido, o “Programa Educação Ambiental Ambiental para um Rio Grande melhor” inserido no Plano Plurianual da SEMA, concretiza-se como um importante instrumento na construção de estratégias voltadas para o desenvolvimento sustentável.
E importante será levar em conta, ainda, na construção de todo este processo, o pluralismo de idéias e as concepções pedagógicas, dentro de uma perspectiva da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, além de uma abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais, pois só assim estaremos aptos a compreender a natureza como o ambiente, isto é, o lugar das interações físicas e culturais da vida no planeta Terra.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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