Panorama
 
 
 
 

SEMANA DA ÁRVORE SERÁ COMEMORADA COM PLANTIO SIMULTÂNEO DE CINCO MILHÕES DE MUDAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Setembro de 2005

16/09/2005 - O governador Roberto Requião, o vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, abrem na próxima segunda-feira (19) as comemorações da Semana da Árvore quando serão plantadas cinco milhões de mudas para recomposição da mata ciliar, entre os dias 19 a 25 de setembro.

A abertura oficial será realizada no Parque das Nascentes – Barragem do Iraí, em Pinhais – quando serão plantadas duas mil mudas, com a participação de 600 voluntários. O plantio faz parte do programa “Mata Ciliar” e será realizado simultaneamente nos 399 municípios do Paraná. Cada município será responsável pelo plantio de 10 mil mudas em propriedades localizadas às margens dos rios. Cerca de 35 mil propriedades foram selecionadas pelos técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Emater de acordo com o nível de degradação.

As mudas que serão plantadas foram produzidas pelos próprios municípios que receberam viveiros do Governo do Estado com capacidade de produção de 100 mil mudas por ano. Foram investidos R$ 15 milhões na compra dos quase 300 viveiros, que têm a sua produção fortalecidas por outros 22 viveiros do IAP no Estado.

O plantio está sendo coordenado pelos escritórios regionais do IAP e Emater e também contará com o apoio de Escolas Públicas Estaduais, Apaes, Comunidades Indígenas, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Cooperativas Agrícolas como a Cocamar, Cooperativa Integrada e Cooperativa Agrária Mista Entre Rios.

Cheida anunciou ainda que um plantio simbólico será realizado em Santo Antônio da Platina para dar inicio ao projeto de recomposição de mata ciliar em pontos de recarga do Aqüífero Guarani. “A proteção dos pontos de recarga do Aqüífero, através do reflorestamento é essencial para garantir a qualidade da água e, dentro desta perspectiva, estaremos iniciando um projeto de plantio de mata ciliar nestes locais”, afirmou o secretário.

Evolução – A meta do programa “Mata Ciliar” é o plantio de 90 milhões de árvores as margens dos rios, mananciais de abastecimento público e reservatórios de usinas hidrelétricas. Além do reflorestamento, o programa também financia a construção de cercas para o isolamento da área próxima as margens dos rios deixando que a vegetação se recomponha naturalmente.

De acordo com os dados apresentados pela coordenadora do programa na Secretaria do Meio Ambiente, Angela Carvalho, em 2003 os 22 viveiros do IAP produziam dois milhões de mudas por ano e apenas de espécies exóticas como o pinus e eucalipto. “Apenas entre os meses de maio e junho deste ano conseguimos produzir e plantar dois milhões de mudas de espécies nativas”, informou a coordenadora. Segundo ela, desde de 2004 foram produzidas 26 milhões de mudas para o programa, que já garantiu a recuperação de 45 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) representadas pela mata ciliar.

Outros 137 mil hectares foram semeados e 10 mil hectares de áreas próximas as margens dos rios foram abandonados para que a vegetação ciliar se recomponha naturalmente. O programa destinou ainda recursos para a implantação de 3,5 mil quilômetros de cercas para isolamento da margem do rio evitando que os animais destruam as mudas plantadas.

Fiscalização - Todas as propriedades inseridas no programa foram cadastradas e são fiscalizadas periodicamente pelo IAP e Emater. Além disso, o Tribunal de Contas está monitorando os resultados do Programa. No último mês de agosto as regiões de Londrina e Paranavaí foram fiscalizadas por fiscais do Tribunal, que devido ao sistema de controle montado puderam ir a campo e verificar os plantios em cada propriedade cadastrada.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.