Panorama
 
 
 
 

SETENTA E SEIS NOVOS AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS SÃO CADASTRADOS NO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Setembro de 2005

13/09/2005 - Em Iranduba, no Amazonas, serão cadastrados hoje (13) 76 agentes ambientais voluntários no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles pertencem a seis comunidades - Lago do Limão, Unidos do 26, Arealzinho, São João de Jandira, Nossa Senhora Nazaré da Costa do Jandira e São Francisco do Ariaú –, onde atuam como educadores ambientais e fiscais da natureza. Podem, inclusive, lavrar autos de constatação que servem como pontos de partida para atuação dos fiscais do Ibama.

Iranduba tem 38,6 mil habitantes e é vizinho à capital do estado, Manaus. "Em Iranduba, nossa atuação foi importante para construir o acordo que organiza a pesca em doze lagos, divididos em áreas de uso, manutenção e preservação", afirma Rudinei Santana Silva, presidente da Associação de Agentes Ambientais Voluntários de Iranduba (entidade ainda em processo de formalização). Ele diz que a minuta desse acordo de pesca já está na sede nacional do Ibama e deverá se transformar em lei. A proposta foi elaborada após doze meses de discussões que envolveram indiretamente cerca de 2 mil pessoas.

O Amazonas concentra 70% dos cerca de 2,7 mil agentes ambientais voluntários cadastrados no país, segundo dados do Programa Nacional de Agentes Ambientais Voluntários criado em maio deste ano. "Para se tornar agente ambiental, o interessado faz um curso de 140 horas sobre legislação ambiental e sobre como se dirigir aos infratores. Todos os anos, quando o registro vai ser renovado, o voluntário passa por 40 horas de oficina de reciclagem", explica Ézio Porda, assessor de gabinete da gerência-executiva do Ibama no Amazonas.

Os agentes ambientais voluntários precisam ainda estar vinculados a algum órgão público local, como a prefeitura, ou a alguma entidade da sociedade civil organizada. "Chegamos à conclusão de que o grande negócio para a defesa da natureza é trabalhar com as comunidades. E os agentes ambientais voluntários têm um papel importante nesse trabalho", disse Ézio.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.