Panorama
 
 
 
 

SIMPLÍCIO RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAR DE LEILÃO DE ENERGIA NOVA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(16/09/05) – O presidente do Ibama, Marcus Barros, assinou hoje a licença prévia (LP) atestando a viabilidade ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício, uma das 17 a serem leiloadas pelo governo no final deste ano.

Localizada no Rio Parnaíba do Sul, divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, a usina com 328,4 Megawatts (MW) de potência, será destinada à geração de energia elétrica abrangendo os municípios de Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro, Chiador e Além Paraíba, em Minas Gerais.

Para validar a licença, a Furnas Centrais elétricas S.A., empreendedora do projeto, deverá atender 36 de condições listadas no documento, entre elas está a apresentação da Outorga de Direitos de Uso de Recursos Hídricos fornecida pala Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

É necessária a apresentação do projeto de construção das estações de tratamento de esgoto, incluindo as propostas de operação e manutenção, para as localidades de Anta, distrito da cidade de Simplício, e Sapucaia. A construção das estações deverá ser feita simultaneamente a construção da usina.

Furnas terá que apresentar um estudo ambiental específico para a construção do novo aterro sanitário de Anta, incluindo o detalhamento das ações de remediação da área do atual lixão.

O Ibama exige a identificação, quantificação e localização todas as fontes poluidoras no trecho de vazão reduzida do rio e nos reservatórios do empreendimento, como matadouros, esgotos domésticos, lixiviação dos insumos agrícolas, por exemplo.

A obra será composta por três reservatórios: Anta, Tocaia e Louriçal. No Plano Básico Ambiental, o empreendedor deverá detalhar as medidas de engenharia que serão adotadas para otimizar a circulação das águas nos braços desses reservatórios, juntamente com as ações de controle, objetivando a redução do risco de enriquecimento do ambiente aquático por nutrientes (eutrofização) que podem causar, entre outras coisas, a mortandade dos peixes na região.

Medidas relacionadas com a fauna e flora também precisam ser adotadas. Com relação aos animais, será preciso selecionar as áreas de refúgio para transferi-los durante a formação da represa. Essa área deve ter características semelhantes àquelas onde os animais se encontram hoje. Quanto a fauna, deverá ser apresentado um programa de salvamento das partes reprodutivas das plantas existentes na região de formação do lago da usina. Este salvamento deve ser iniciado ainda na fase de licenciamento prévio, dando maior enfoque às espécies raras endêmicas e ameaçadas de extinção, bem como as de valor econômico e protegidas por lei nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Também deverá ser apresentado um programa de limpeza da bacia de acumulação da usina prevendo o desmatamento de 100% das áreas a serem inundadas pelo reservatório de Simplício para que não haja contaminação da água com resíduos de vegetação.

Leilão de energia nova - Simplício faz parte de um lote de 17 hidrelétricas que serão leiloadas pelo governo federal em dezembro deste ano e que devem gerar mais de dois mil MW. Desse total, apenas mais duas aguardam licenciamento ambiental do Ibama: Ipueiras e Paulistas. As outras 14 serão licenciadas pelos órgãos de meio ambiente estaduais.

Empreendimento
Localização
Potência
Situação
Simplício
MG/RJ
328,4 MW
Licença Prévia concedida.
Ipueiras
TO
480 MW
Aguardando término da avaliação dos técnicos do Ibama.
Paulistas
AL/SE
81 MW
Aberto o prazo para solicitação de Audiências Públicas.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Telma Peixoto)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.