Panorama
 
 
 
 

STJ CONFIRMA TERRA PARA 3 MIL GUARANI NÃDEVA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2005

15/09/2005 - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou ontem, quarta-feira 14 de setembro, um mandado de segurança impetrado por fazendeiros que contestavam o processo de demarcação da Terra Indígena Yvy-Katu, no Mato Grosso do Sul, onde vivem 3 mil índios guarani ñadeva. Assim, a Justiça confirma o reconhecimento do território indígena feito pelo governo federal no começo de julho.

Passados mais de dois meses da publicação de portaria do Ministério da Justiça que reconheceu a posse dos Guarani Ñadeva sobre a Terra Indígena Yvy-Katu - um território de 9.5 mil hectares, no município de Japorã, Mato Grosso do Sul - a luta deste povo indígena pela terra segue sendo travada nos tribunais brasileiros. E ontem foi dia de vitória. Em julgamento ocorrido na tarde desta quarta-feira, 14 de setembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um mandado de segurança da fazenda Pedra Branca, empresa de agropecuária cuja propriedade está iserida dentro dos limites da TI, que contestava o processo de demarcação.

A decisão do ministro Teori Albino Zavascki, além de confirmar a portaria do governo federal, derruba uma liminar concedida pelo mesmo STJ em 8 de julho, a pedido da Pedra Branca, que suspendia o reconhecimento do território indígena até o julgamento do mandado de segurança. Assim, também cai por terra a ordem de despejo movida por fazendeiros para que os índios deixassem os 500 hectares que ocupam dentro na TI.

Os Guarani ainda podem ter que enfrentar mais uma batalha para conquistar definitivamente seu território ancestral: a fazenda Pedra Branca pode recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal. Os três mil índios que vivem na Yvy-Katu, contudo, estão mais confiantes de que, finalmente, terão sua terra demarcada e homologada.

Fonte: Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.