Panorama
 
 
 
 

TURISMO: O BRASIL NA REDE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

16/09/2005 - Os profissionais de turismo do mundo inteiro que comercializam o Brasil no exterior dispõem a partir de agora de um espaço virtual, onde podem buscar informações precisas sobre o País. Trata-se do Brasilnetwork - Programa de Relacionamento do Turismo Brasileiro (www.braziltour.com/brasilnetwork). O endereço é um canal de intranet exclusivo para clientes internos - como agências de viagens, operadoras, companhias aéreas - da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo). Basta se cadastrar. Ele faz parte do Portal Brasileiro do Turismo (www.braziltour.com), lançado pelo Ministério do Turismo.
MMA
Após o preenchimento, as informações coletadas servirão para compreender o perfil e as preferências do usuário. A partir disso, o Instituto poderá oferecer conteúdos relevantes para as empresas, sempre de acordo com sua área de interesse. O programa já está no ar em três idiomas: português, inglês e espanhol. Em breve estará disponível também em francês, alemão e italiano. O conteúdo do brasilnetwork foi planejado em cima de cinco segmentos brasileiros desenvolvidos a partir das pesquisas feitas para o Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional: Sol e Praia, Negócios e Eventos, Ecoturismo, Esporte e Cultura e seus respectivos nichos de mercado.
A parte visual foi concebida de acordo com a Marca Brasil, primeiro produto desenvolvido a partir do Plano.O símbolo representa a imagem do turismo do Brasil no exterior e de seus principais atributos de exportação e tem sido aplicado em todo o programa de promoção, marketing e apoio à comercialização do Destino Brasil no mercado internacional.

Para mais informações sobre o País, o usuário encontra menus com aspectos gerais, história, geografia, cultura e religião, culinária, clima e temperatura, mapas, dicas ao turista, passaporte e visto, vacinação, moeda, câmbio e taxas, entre outros dados. Já para informações sobre cada destino, que sempre se encontram dentro de um dos cinco segmentos, há as seções: Características Destacáveis, Localização e Acesso, Principais Atrativos, Grade de Produtos, Dimensionamento de Hospedagem e Associações brasileiras relacionadas ao mercado turístico.

Além de todos esses serviços, os projetos da EMBRATUR que são voltados aos profissionais, como apoio à Captação de Eventos, Excelência em Turismo, Caravana Brasil, Feiras e Eventos Internacionais e o Calendário Comercial, podem ser encontrados na área de Programas e Agendas. O novo site ainda terá uma área de trabalho para os EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) no exterior, com informações atualizadas, como agenda semanal, área de material promocional, avaliações de seminário de vendas e relatórios de atividade trimestral.

De acordo com o diretor de marketing da EMBRATUR, Edson Campos, o brasilnetwork tem a pretensão de atender 18 mercados alvo que o Plano Aquarela determinou como prioritários e tiveram como principal demanda a falta de informações sobre o País. "Eles reclamavam que não tinham informação fácil, rápida e de boa qualidade sobre o Brasil do ponto de vista turístico. O site tem como função básica oferecer essa informação, para que a gente possa ter uma posição mais competitiva nesses mercados", completa.

Segundo Ana Claudia Guimarães Domingues, Coordenadora da Oficina de Turismo do SECOM (Setor de Promoção Comercial) da Embaixada do Brasil no Chile, sua experiência mesmo sendo ainda pequena, tem sido positiva. "O site tem design moderno e é amigável, o que é fundamental para encontrar a informação com rapidez. Tem transparência para disponibilizar os números, clareza na linguagem, preocupação com o retorno de cada país, prevê parcerias, leva em conta os projetos já existentes na própria área ou em outra, procurando racionalizá-los ou redirecioná-los sempre quando possível e isso tudo isso sem perder o selo Brasil, que é a alegria e a espontaneidade", diz.

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa
Imagem: Divulgação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.