Panorama
 
 
 
 

VITÓRIA: RIO DE JANEIRO SERÁ CIDADE AMIGA DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2005

12/0/2005 - Depois de um ano de negociações e pressão do Greenpeace, o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, finalmente assinou decreto confirmando a adesão ao programa Cidade Amiga da Amazônia. Com a medida, publicada na quinta-feira (08/09) no Diário Oficial, a prefeitura deve adotar leis locais para garantir que o município não consumirá madeira ilegal em suas compras públicas. O decreto foi publicado dez dias depois que ativistas do Greenpeace fizeram rapel na fachada da sede da prefeitura e abriram uma faixa de 120 metros quadrados com a mensagem:“Rio: Demorô! A Amazônia tem pressa!”

O Rio é o décimo quarto município a aderir ao programa Cidade Amiga da Amazônia, que já conta com cidades do porte de São Paulo e Manaus (AM). O programa tem por objetivo que as prefeituras adotem leis municipais e mecanismos de controle que evitem a compra de madeira amazônica de origem ilegal nas licitações promovidas pelas prefeituras. De acordo com dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), cerca de 70% da madeira extraída da Amazônia é consumida pelo mercado brasileiro. As prefeituras utilizam grandes volumes de madeira em obras públicas e mobiliário. O Programa Cidade Amiga da Amazônia expõe as falhas do atual sistema de monitoramento e controle da madeira pelo Ibama e órgãos públicos. A fiscalização na esfera municipal é uma contribuição importante para controlar o destino da madeira.

“A administração César Maia finalmente reconheceu a importância de usar seu poder de compra para fechar o mercado local para a madeira de origem criminosa”, disse Marcelo Marquesini, da Campanha Amazônia do Greenpeace. “Nossa expectativa é formalizar a adesão do Rio de Janeiro o mais breve possível. A inclusão da Cidade Maravilhosa no programa é uma vitória do cidadão do Rio de Janeiro e deve servir de exemplo aos municípios brasileiros”.

O secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Ayrton Xerez, afirmou ao Greenpeace que a publicação do decreto no Diário Oficial é uma “amostra da seriedade e do compromisso da prefeitura com este tema”, e que o próximo passo é a assinatura, pelo prefeito, do Termo de Compromisso pela proteção da Amazônia. A administração municipal também deve criar um grupo de trabalho interno para elaborar lei local de compra sustentável de madeira. O processo recebeu pareceres favoráveis nas procuradorias do município.

Há mais de um ano, o Greenpeace negocia a adesão do Rio de Janeiro ao Cidade Amiga da Amazônia. Em julho de 2004, a organização denunciou o uso de madeira de origem ilegal na reforma dos deques da Lagoa Rodrigo de Freitas, uma obra da prefeitura. Desde julho, mais de 9 mil mensagens foram enviadas pela população ao prefeito César Maia, pedindo a adesão ao programa. O Greenpeace vai continuar acompanhando de perto a implementação do compromisso.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.